Mulheres que Inspiram

Paula Mascarenhas comenta as dificuldades e ações para lidar com a pandemia da covid-19

A prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, que já foi professora universitária, se tornou em 2017 a primeira mulher eleita no comando do executivo municipal da cidade.

Me sinto muito orgulhosa de estar em um partido que dá esse espaço para as mulheres e têm pessoas com qualificação. Vamos abrindo ainda mais espaço mostrando que a política também é lugar de mulher. Mostramos como se faz gestão pública, com estilo e com o nosso jeito feminino de governar”.

Paula afirmou que jamais, num final de mandato, imaginou que seria confrotada com uma pandemia. “É um momento difícil para a Humanidade. Ninguém poderia imaginar, é um desafio imenso. Gestores públicos e gerações de políticos não tiveram a oportunidade de lidar com algo inédito, que exige demais de nós. Não temos como fugir da responsabilidade. Recebemos um voto de confiança da nossa população para assumirmos todos os desafios que se apresentassem pelo caminho. Faz parte da nossa missão”, explica a prefeita, compartilhando suas experiências e enfatizando que a pandemia trouxe novas oportunidades, como os encontros virtuais.

Aprendemos que podemos fazer muita coisa sem sair de casa. E isso representa muito para o princípio da economicidade nos governos. Simplificação dos processos, superação da burocracia, tudo isso quem nos apresentou foi a pandemia. Precisamos tirar os benefícios desse momento crítico”.

A prefeita destaca que é preciso tomar decisões, que implicam na vida de milhares pessoas. “Muitas decisões fazemos na incerteza, no escurto, buscando sempre o melhor caminho, o equilíbrio, ouvindo todos os segmentos, tendo muita transparência e apresentando tudo para a população”, ensina Paula falando que é preciso ter consensos mínimos com a sociedade.

A decisão tem que ser a mais sensata, a que cause menos problemas para a sociedade. Estamos sempre no fio da navalha. Tudo entra na polarização. Há uma falsa dicotomia entre economia e saúde e isso não existe. O que importa é salvar vidas. (…) A pandemia nos mostrou que somos todos iguais”, enfatiza Mascarenhas, informando que possivelmente a sua cidade logo entrará em lockdown (isolamento total).

Por estar imersa nas dificuldades que a cidade enfrenta com o coronavírus, Paula afirma que não consegue pensar nas eleições. “Certamente essa vai ser uma eleição imperfeita, desequilibrada. Sobretudo os novos candidatos, que querem se apresentar, terão muita dificuldade. A população não está focada nisso, ninguém pensa no processo eleitoral. É uma complexidade a vencer”.

Sobre Paula Mascarenhas

Paula Mascarenhas é professora e política, filiada ao PSDB. Desde janeiro de 2017 é prefeita de Pelotas, a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Anteriormente, foi vice-prefeita, e trabalhou como professora universitária e assessora política. Em 2012, Paula foi eleita vice-prefeita de Pelotas pelo PPS, tendo o tucano Eduardo Leite como o candidato a prefeito. Contrário à reeleição, Eduardo não se candidatou novamente em 2016 e Paula ocupou seu lugar como a candidata governista. Com o apoio oficial de onze partidos, fez uma campanha baseada na continuidade, usando o slogan “A mudança não pode parar”. Em 2016, Paula foi eleita prefeita com 59,86% dos votos, tornando-se a primeira mulher a ser eleita para comandar o executivo municipal e a primeira pessoa eleita no primeiro turno desde que o sistema de dois turnos foi instituído.

Perdeu a live? Não tem problema. Acesse https://youtu.be/SZjFmS_ECmQ e assista novamente este evento! Cadastre-se no curso de capacitação por meio do link www.plataformapsdbmulher2020.com.br.