Mulheres que Inspiram

Cinthia Ribeiro fala sobre os desafios na gestão pública

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, destacou os desafios atuais que a pandemia da Covid-19 trouxe para os gestores públicos e para as mulheres que pretendem se candidatar nas eleições municipais deste ano.

Esse é um momento de tantas incertezas. Nem de longe imaginávamos – nem como cidadãs, nem como gestoras, nem no comando das nossas cidades, ou do país, ou de outras nações – viver um momento diferente como esse. (…) Houve mudança no calendário eleitoral. Estamos nos preparando de uma forma totalmente diferente. Em momentos de crise sanitária e tantas outras, a posição de um líder é extremamente valiosa”, afirmou a única prefeita de capital do PSDB, reiterando o seu desejo de que os entes federados, ou seja, a União, os Estados, o DF e os Municípios trabalhassem em conjunto no enfrentamento das consequências do coronavírus.

Cinthia relembrou que as mulheres ainda ocupam poucos postos no executivo municipal.

Somos mais de 50% do eleitorado, mais de 51% de toda a população brasileira. Ainda assim, as mulheres ocupam apenas 12% das prefeituras em todo o Brasil. E ainda trabalhando com municípios muito pobres. A realidade e o desafio para essas gestoras é realmente gigantesco”.

Segundo a prefeita, uma das medidas para mudar esse quadro, é o trabalho voltado para a educação é fundamental.

Acredito que um dos grandes desafios é trabalhar a educação para rompermos esse modelo do patriarcado que é tão forte e arraigado em nossa cultura. Se começarmos a trabalhar com os nossos pequenininhos, principalmente na construção de políticas publicas de Estado, realmente iremos falar de uma continuidade tão almejada por todas nós”.

Para a prefeita, a mulher é muito mais exigida ao ocupar uma cadeira pública. “Desafios são gigantescos, mas vale muito a pena essa participação feminina, o recorte diferente de fazer a gestão, e o comprometimento que as mulheres têm em tudo o que fazem, e  também quando chegam à vida pública. Há cobrança por resultados e por acertos, e ela existe de uma forma muito veemente. As mulheres são muito mais cobradas que os homens”, enfatizou Cinthia, comentando sobre a violência política que as mulheres tanto sofrem.

“Sou um retrato fiel de que vale a pena as mulheres lutarem por essa causa e, juntas, conseguimos muitos avanços. É o meu primeiro mandato, nunca ocupei um cargo público antes, e é desafiador. Nem sempre conseguimos tudo de forma harmônica, mas democracia é isso. Palmas ficou entre as cinco capitais do Brasil com triplo A (classificação mais alta para indicar que a gestão é eficiente). Temos mais de 120 milhões de obras. É a cidade acontecendo a mil por hora. Estar na linha de frente exige cada vez mais, a cada uma de nós”.

Sobre Cinthia Ribeiro

Cinthia está indo para a reeleição à prefeitura de Palmas/TO. Concorreu pela primeira vez nas eleições de 2014 como candidata a vice-governadora. Filiou-se ao PSDB onde assumiu o cargo de presidente do PSDB-Mulher Tocantins. Nas eleições municipais de 2016, foi eleita vice-prefeita ao lado de Carlos Amastha. Em 3 de abril de 2018, assumiu a prefeitura de Palmas com a renúncia de Amastha. É a primeira pessoa a assumir definitivamente a prefeitura de Palmas pela linha sucessória. Cinthia defende a política de direitos e participação social das mulheres.

A prefeita nomeou a primeira mulher a ocupar a chefia da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana desde a sua criação, a tenente-coronel Welere Gomes Barbosa Silveira, Policial Militar. A advogada Luciana Cordeiro Cavalcante Cerqueira assumiu presidência Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). Todas as escolhas da prefeita Cinthia são técnicas.

Perdeu a live? Não tem problema. Acesse https://youtu.be/SZjFmS_ECmQ e assista novamente este evento! Cadastre-se no curso de capacitação por meio do link www.plataformapsdbmulher2020.com.br.