Sem categoria

Tucanas de todo o país aprendem técnicas de comunicação política em palestra interativa da Plataforma Digital do PSDB-Mulher

A Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020 realizou, nesta terça-feira (21/07) às 20h, a palestra interativa de capacitação “Comunicação Política: Estratégias de Oratória em Plataformas Virtuais”, com a especialista Laila Wajntraub. O evento tinha por objetivo ensinar às mulheres que pretendem concorrer nas Eleições 2020 técnicas e estratégias para se comunicar melhor pela internet, usando a oratória e o estudo da linguagem verbal e corporal de forma assertiva. “A comunicação é a ferramenta que uma pré-candidata tem para se conectar, inspirar, passar credibilidade. No meio político é imprescindível que se comunique bem”, destaca Laila.

Mais de 725 visualizaram a palestra logo após o seu encerramento, sendo que mais de 200 pessoas acompanharam as dicas de Laila ao vivo durante 1h, fazendo perguntas e participando de exercícios de respiração e autoconhecimento. “Fundamental é se autoconhecer. O que você tem de positivo na sua comunicação? O que você pode melhorar? O primeiro passo é saber: como eu me comunico? Passo credibilidade? Falo muito rápido? Cometo erros de concordância verbal? Êxito na minha fala? O que eu posso melhorar? Sou ansiosa enquanto me exponho? Esse é o primeiro passo”, afirmou a fonoaudióloga, já convidando todos os presentes para fazer um rápido exercício: pegar o próprio celular e gravar um vídeo de si mesma a fim de identificar-se, fazendo o seu marketing político pessoal, se apresentando, e, assim, obtendo um feedback sobre a sua própria imagem.

Muitas pré-candidatas de todas as regiões do Brasil assistiram ao vivo o evento e puderam questionar a professora de oratória sobre dúvidas do cotidiano de uma campanha política, especialmente em tempos de pandemia da covid-19, período de isolamento em que a maioria dos encontros e reuniões são realizados através da internet. Sulmeire Leite Vieira, de Caracol/MS perguntou: “qual a dica para amenizar o pânico na hora de falar?”. Laila respondeu destacando o controle da respiração, e também a importância de se desenvolver “poses de poder”, ou seja, posturas físicas que remetam a mentalizações positivas.

Durante a sua apresentação, Laila Wajntraub ainda indicou equipamentos que facilitam a apresentação online e deu dicas de livros relevantes sobre comunicação política, marketing pessoal e de campanha. Perdeu a live? Não tem problema. Acesse https://youtu.be/FlYaIf5Djt8 e assista a palestra completa!

Sobre a palestrante

Laila Wajntraub é fundadora e presidente do “Clube da Fala”, fonoaudióloga, professora de oratória e coach em Psicologia Positiva. Tem vasta experiência com especialização em Fonoaudiologia Empresarial e conhecimentos em Programação Neurolinguística (PNL), neurociência, teatro e pós-graduada em Psicologia Positiva integrada ao Coaching. Atua nas áreas de voz, fala, linguagem, desinibição, apresentação em público e em vídeos. Trabalha com oratória em cursos, palestras, consultorias individuais e empresariais há 20 anos.

Laila faz parte da equipe de professores do curso de capacitação política da Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020. Acesse www.plataformapsdbmulher2020.com.br, se cadastre, se informe, se capacite!