Mulheres que InspiramNotícias

Em seminário virtual, Raquel Lyra fala sobre os desafios de ser mulher no meio político

A prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra, participou na terça-feira (21/07) de um seminário da TV Folha realizado em parceria com o Instituto Update. No evento, ela falou sobre as dificuldades encontradas por ser uma mulher no meio político e sobre sua trajetória. A tucana expressou também a importância de se ter um olhar integral com relação à população.

“Tenho muita honra de ser a primeira mulher eleita prefeita de minha cidade, Caruaru. Uma cidade no interior do Nordeste brasileiro, com 360 mil habitantes, onde existe muita desigualdade social e onde eu sei que a nossa missão é conseguir fazer a nossa cidade melhorar enquanto espaço para garantir que as pessoas, onde quer que elas vivam, seja centro urbano, periferia, ou na zona rural, possam viver com dignidade. Esse olhar integral, pelo território, não tenho dúvida nenhuma de que ser mulher e exercer esse comando faz a gente conseguir enxergar o todo”.

Ela relatou que os colegas duvidavam da efetividade de sua atuação tanto como presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça quanto como prefeita. “Eu apresentei uma PEC para colocar mulheres na mesa diretora, e quiseram me convencer dizendo que mulheres poderiam participar da mesa diretora pela proporcionalidade, bastava o partido político indicar. Partido político não indica mulher para encabeçar área de execução e de poder de mando. Se na história da assembleia legislativa de Pernambuco não havia nenhuma mulher ocupando a mesa diretora, quer dizer que aquela forma da proporcionalidade não inclui mulheres”.

A tucana afirma que, para garantir a autonomia das mulheres, é necessária a manutenção de políticas públicas que protejam jovens, idosos e deficientes. “Na nossa cultura, está colocado para nós mulheres o cuidado com essas pessoas, que muitas vezes são mais vulneráveis. Se a gente consegue ter políticas públicas que enxerguem essa população, a gente consegue empoderar mulheres, dar autonomia a elas e permitir que elas construam suas vidas com independência”.

Assista aqui: