Pré-candidata a vice-prefeita de Nilópolis conta sobre luta diária para fortalecer o movimento feminino por mais espaço na política

Nilópolis, município carioca conhecido no cenário nacional e internacional como a terra da GRES Beija-Flor, maior campeã do carnaval carioca na era Sambódromo, terá uma chapa pura do PSDB concorrendo às eleições municipais deste ano. O pré-candidato a prefeito Juan Medeiros terá como vice-prefeita a tucana Andréa Castelo Branco. Ambos empresários, além de pensarem em um projeto que ajude na retomada da economia pós-pandemia, têm como uma das principais metas fortalecer o movimento feminino em busca de mais espaço na política.

Andréa Castelo Branco, que atua no mercado empresarial há 26 anos, afirma que se indigna com o número tão pequeno de representantes femininas numa sociedade composta em sua maioria por mulheres.

“Luto por mais mulheres na política, somos a maioria da população e todos os espaços precisam nos pertencer, precisamos ter voz e participar da política é conquistar espaço em projetos de responsabilidade social. O número pequeno de mulheres na política é assustador, e precisamos mudar esse cenário, as mulheres devem participar de todos os níveis de um governo democrático, os municípios que respeitam as mulheres, asseguram seus direitos e sua participação na política é um município melhor”.

A tucana tem uma longa história de luta pelos mais vulneráveis, inclusive com pessoas em situação de rua. Andréa nos contou como iniciou o trabalho em busca de mulheres líderes para ajudar na causa.

“Fui a uma reunião presencial, da qual participaram 25 pessoas. Sabe quantas mulheres tinham na reunião? Três. Apenas três mulheres. Acredite! Nesse dia não aguentei e perguntei aos presentes onde estavam as mulheres. A maioria da população de Nilópolis também é composta por mulheres. Que campanha burra era essa? Comecei a cobrar dos meninos esse trabalho de buscarmos mulheres para a nossa causa. A partir de então, o quadro começou a mudar. Agora já fizemos uma reunião onde 70% dos participantes eram mulheres”, disse.

A pré-candidata destaca que a união entre as mulheres pode mudar esse quadro e que é fundamental o trabalho de incentivo e capacitação para que elas se envolvam na luta.

“Precisamos dar voz às mulheres. A maioria da população em Nilópolis é de mulheres e não temos nenhuma maternidade na cidade. Olha que absurdo! Por que as mulheres nunca foram à luta por isso? Porque nunca tiveram uma líder. Unidas somos fortes. Mas, primeiro precisamos acreditar nessa fortaleza, que está sendo meu maior desafio hoje”, frisou.

Outra causa que envolve a Andréa é a luta contra a discriminação sofrida por mulheres negras. Para a tucana, é preciso que a conscientização comece na base, permeando os lares e escolas, para que as crianças já cresçam conscientes que todos somos iguais.

“Essa causa me tocou quando vi um vídeo de uma mulher negra de classe média falando sobre como se sente ao ver a filha sendo excluída nas brincadeiras no parquinho do condomínio. Aí a gente pensa, além das mulheres serem a maioria da população, é composta em sua maioria por mulheres negras. O que fazer? Como trabalhar isso? É um trabalho de formiguinha.  Quero mulheres que trabalhem nessa conscientização. Temos que trabalhar na base e isso tem que ser ensinado na escola também”, contou.

Por último, Andréa Castelo Branco elogiou as ações do PSDB-Mulher, que buscam capacitar as mulheres de todo o país, seja nas capitais ou no interior, para que tenham voz e lutem pela equidade de gênero e por mais e melhores políticas públicas para as mulheres.