Acompanhe

Com 4 novos produtos, PSDB-Mulher traça sua estratégia para eleger mais mulheres em 2020

Na véspera do IV Congresso Nacional do PSDB, o PSDB-Mulher lança 4 novos produtos de Comunicação com o objetivo de eleger mais mulheres nas eleições municipais de 2020. A meta é repetir o sucesso alcançado na disputa eleitoral de 2018, quando a bancada feminina do PSDB cresceu 60% na Câmara dos Deputados e 33% nos estados. Mais uma a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, optou por investir na capacitação e formação de novas lideranças.

Entre os novos produtos que serão lançados nesta sexta-feira (6) está o Curso de Ensino a Distância (EAD) do PSDB-Mulher, que garantirá capacitação a mais de 10 mil candidatas que deverão disputar as eleições do próximo ano. Complementando essa formação de novas liderança, as tucanas aproveitaram a preparação para o Congresso Partidário para iniciar a formulação da Carta Programática que balizará a campanha das mulheres em 2020 e terá como principal bandeira a Paridade de Gênero (50/50) nos cargos de comando dos partidos, bem como na ocupação das cadeiras do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Os debates iniciados em outubro passado resultaram em 2 novos produtos: o Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher e na Revista PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher. A ideia é estimular o debate de políticas públicas prioritárias para as mulheres, dando voz e vez para as demandas de milhões de brasileiras que hoje representam a maioria população e também dos eleitores do país.

Para homenagear as mulheres que se destacam no combate à violência e na ampliação do espaço feminino na política, o Secretariado do PSDB-Mulher Nacional também está lançando a Medalha Ceci Cunha.

EAD

Com os cursos EAD, mais mulheres interessadas em política terão aulas sobre diversos temas, como aspectos jurídicos, legislativos e de comunicação para se sintam preparadas para as eleições municipais. O ponto de partida foi o III Seminário de Capacitação – Gestão Municipal realizado em São Paulo entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV).

“Vamos cumprir juntas o nosso objetivo: aumentar o número de mulheres eleitas”, destacou Yeda Crusius. “Nós não estamos aqui para tirar os homens, mas para mudar o mundo, como diria Simone de Beauvoir [filósofa francesa]”, acrescentou. “Somos o que somos porque somos mulheres unidas”.

Clique aqui  para ver como serão os curso EAD para lideranças femininas!

Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher

A ex-ministra Wanda Engel, assessora de Comunicação, Adriana Vasconcelos, presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, ex-ministra Aspásia Camargo, ex-prefeita Luzia Coppi, e a presidente de honra do segmento, Solange Jurema./Foto: Arquivo Pessoal

Esse será um novo canal de debates e trocas de experiências do PSDB-Mulher. Os dois primeiros programas já foram gravados e contam com a participação de quatro ex-ministras: Yeda Crusius (Planejamento), Aspásia Camargo (Meio Ambiente), Solange Jurema (Secretaria Nacional da Mulher) e Wanda Engel (Assistência Social).

Wanda Engel e Solange Jurema estão no primeiro programa piloto do Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher, que está nosso canal no Youtube. Ambas participaram do governo Fernando Henrique Cardoso e promoveram mudanças no tratamento destinado às mulheres, bem como no combate à pobreza e desigualdades. Para assistir basta clicar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=vMiudQPwT8w&feature=youtu.be

Para Wanda Engel, o principal legado de sua passagem pelo governo federal foi a transformação da visão de assistência social a partir da adoção de ofertas de condições mínimas. “A superação da pobreza passa por várias desigualdades”, afirmou.

Segundo Solange Jurema, a criação de uma pasta destinada às mulheres, como fez o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, permitiu que se executassem outras ações. “Fazer política sempre foi mais difícil”, disse. “O mundo público foi pensado para os homens.”

Yeda Crusius e Aspásia Camargo estão no segundo Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher. A primeira foi ministra no governo Itamar Franco e a segunda ocupou a Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento do governo FHC. Elas destacam a importância da participação das mulheres na política e contam como a trajetória de cada uma moldou as ações e o ingresso na vida pública. Ressaltam ainda a importância da curiosidade e do conhecimento para avançar nas determinações pessoais e coletivas.

Confira aqui

Revista PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher

Ao definir 17 temas para Carta Programática, o PSDB-Mulher decidiu compartilhar suas teses por meio desta nova publicação. Os dois primeiros números mostram a disposição das tucanas em defender, por exemplo, a Paridade de Gênero, o Parlamentarismo, a Economia Verde, o Combate à Pobreza e Desigualdades, a Cultura na Paz no âmbito das Relações Internacionais e propostas específicas para a Saúde da Mulher.

As duas primeiras edições dessa nova publicação podem ser acessadas o site do site do PSDB-Mulher.

Medalha Ceci Cunha

O objetivo é reconhecer e homenagear mulheres que tenham contribuído para a o enfrentamento da violência política contra a mulher e pela participação efetiva da mulher na política brasileira.

O projeto de implantação da Medalha Ceci Cunha contou com a colaboração da deputada Tereza Nelma (AL), empenhada na homenagem à Ceci Cunha, assassinada em 16 de dezembro de 1998, logo após sua diplomação de seu segundo mandato como deputada federal.

A premiação será outorgada a partir de 2020, sempre no mês de março, como Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Clique aqui