Acompanhe

Wanda Engel lança site e espaço para o debate sobre ações sociais efetivas

Foto: Arquivo Pessoal

Determinada a dar voz a todos e buscar alternativas para o combate à pobreza no país, a ex-ministra Wanda Engel lançou um site e um canal no Youtube para discutir o assunto. O primeiro episódio da primeira temporada foi ao ar nesta quinta-feira (5). A partir de agora às quintas-feiras haverá um momento com ela. Basta acompanhar aqui

O site Wanda Engel pode ser lido aqui . A proposta é promover a discussão em três grandes temporadas: trajetória de combate à pobreza no país; entrevistas e apresentações relacionadas ao tema e um blog para o debate permanente. A parte histórica estará presente ao longo do processo.

Lançamento

Neste primeiro episódio, a ex-ministra fez uma análise global sobre sua atuação ao longo de 57 anos na área de assistência social e combate à pobreza. Mencionou programas sociais, dos quais participou do desenvolvimento.

Wanda Engel citou, por exemplo, o Rede de Proteção Social, que possibilitou a criação do Bolsa Família. Também mencionou o Cadastro Único, definido por ela como fundamental para qualquer realização de programa de assistência social no país.

A ex-ministra destacou ainda o Agenda Social, políticas para a juventude, o Programa Alvorada e a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

O Cadastro Único consiste no levantamento de famílias de baixa renda que poderão ser incluídas em programas sociais do governo federal, enquanto o Projeto Alvorada visa a redução da pobreza e as desigualdades regionais no país e inclusão de l6 programas sociais.

Biografia

Formada em geografia, mestre e doutora em educação, Wanda Engel foi ministra da Secretaria de Assistência Social. Também comandou a divisão de  programas sociais do Desenvolvimento Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington e fundou a Organização Não-Governamental (ONG) Roda Viva.

Foi secretária de Desenvolvimento Social no município do Rio de Janeiro, entre 1992 e 1999, durante os governos de César Maia e de Luís Paulo Conde. Na sua gestão implementou uma prática de parceria com as organizações sem fins lucrativos.

Assumiu ainda como superintendente executiva do Instituto Unibanco e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi também chefe da delegação brasileira na Conferência sobre Envelhecimento, ocorrida na Espanha e participou da Conferência do Desenvolvimento Social, da Conferência de Copenhagen + 5 e da Conferência contra Racismo, Discriminação e Xenofobia.