Mulheres que debatem o papel das jovens lideranças femininas se reúnem no TSE

Imagem externa do prédio principal do TSE / Foto: José Cruz/ABr

Representante da Fundação Girl Up Letícia Bahia, para uma reunião sobre o papel das jovens mulheres nas decisões do país, mais especificamente aquelas que votarão pela primeira vez nas eleições municipais de 2020, participaram de uma reunião no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As integrantes da Girl Up propuseram parceria com o TSE para incentivar a conscientização dessas adolescentes sobre a importância do alistamento eleitoral com foco no pleito do ano que vem.

Participaram da reunião a assessora-chefe de Gestão Estratégica e Socioambiental (Ages) do Tribunal, Julianna Sesconetto, que é coordenadora da Comissão Gestora de Política de Gênero; a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa.

Também estiveram presentes a assessora-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da Corte, Joice Ribeiro da Rocha; e a assessora-chefe substituta da Assessoria de Assuntos Internacionais (AIN), Fernanda Silva Pereira Motta Januzzi.

A Comissão Gestora de Política de Gênero, denominada TSE Mulheres, atua no planejamento e no acompanhamento de ações relacionadas ao incentivo à participação feminina na política e na Justiça Eleitoral. O grupo foi instituído pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, em outubro deste ano, por meio da Portaria TSE nº 791.

Proposta

A proposta da parceria com a Justiça Eleitoral é buscar a conscientização das jovens mulheres para a importância do alistamento eleitoral. Nesse sentido, a Girl Up pretende contribuir para a divulgação das ações de comunicação desenvolvidas pelo TSE para a Semana do Jovem Eleitor, a ser realizada de 25 a 29 de novembro.

As ações que serão realizadas nesse período buscam incentivar o alistamento eleitoral e a participação política de meninas e meninos dentro da faixa etária do voto facultativo (16 a 17 anos), colaborando para a promoção do debate acerca da importância do voto para a escolha dos representantes políticos.

Para votar no dia 4 de outubro de 2020, os brasileiros que ainda não têm o título eleitoral deverão se alistar até o dia 6 de maio, uma vez que o fechamento do cadastro eleitoral em todo o país ocorrerá no dia 7 do mesmo mês. O prazo também vale para os eleitores que precisam regularizar sua situação na Justiça Eleitoral.

Nações Unidas

A Girl Up é um movimento global da Fundação das Nações Unidas, que treina, inspira e conecta meninas adolescentes pra que se tornem líderes e ativistas por um mundo mais justo. A instituição promove o apoio às adolescentes do gênero feminino em todo o mundo – especialmente nos países em desenvolvimento –, nas áreas de educação, saúde, combate à violência e criação de oportunidades sociais e econômicas.

A Fundação Girl Up desenvolve um trabalho para cumprir, dentro da Agenda 2030, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS-5 (“Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”). Segundo essa premissa, a igualdade de gênero não é apenas um direito humano fundamental, mas a base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável.

*Com informações do TSE.