Acompanhe

Confira e participe das consultas propostas pelo PSDB-Mulher para o Congresso Partidário

Mobilizadas para o IV Congresso Nacional do PSDB, previsto para o dia 7 de dezembro próximo, o PSDB-Mulher Nacional encaminhou nesta terça-feira à direção do partido 33 sugestões de consultas para que os 1,4 milhão de filiados opine a respeito.

São perguntas simples e diretas, com respostas objetivas. Você levará apenas alguns minutos para responder. Participe! Vá até o site do Congresso Partidário e dê sua opinião.

A renovação da legenda passa pela definição de posição sobre temas importantes para as tucanas, como segurança, educação, ciência e tecnologia, saúde, desenvolvimento econômico, empreendedorismo, emprego e renda, combate à pobreza e proteção social, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

O PSDB quer construir junto com os filiados as diretrizes que vão confirmar o protagonismo do nosso partido na elaboração e implantação das políticas públicas que fazem a diferença na vida do Brasil e dos brasileiros.

Saúde

Nas sugestões de consulta do PSDB-Mulher estão questões que afligem muitas mulheres, como a violência obstétrica, violência doméstica e sexual e a necessidade de aprimorar o sistema de diagnóstico e do tratamento de câncer de colo uterino e de mama.

Também é abordado outros assuntos, como a promoção de políticas voltadas à saúde mental das mulheres e meninas.

50/50

O PSDB-Mulher também defende que o partido assuma o compromisso com a paridade de gênero dentro e fora da estrutura partidária. Outra preocupação é a capacitação de lideranças femininas, para que possam colocar em prática programas de desenvolvimento local sustentável.

A questão ambiental e o desenvolvimento sustentável também foram incluídos nas consultas propostas pelo PSDB-Mulher, assim como os compromissos relacionados a todas as formas de discriminação e violência, especialmente, contra a mulher, a criança e a família.

Compromissos relativos à Primeira Infância (0 a 6 anos) nas gestões do PSDB, da mesma forma os temas relacionados à saúde integral da mulher desde o pré-natal.

Educação

O debate colocado publicamente sobre o ensino superior gratuito também é abordado, tal qual a política de cotas para acesso às universidades.

As consultas sugeridas incluem ainda o questionamento sobre incentivos para centros de pesquisa e desenvolvimento nas empresas.

Economia

O PSDB quer saber se a econômica verde deve ser incluída como prioridade nas economias regionais e listas as diferentes modalidades aplicáveis às diversas regiões, como o financiamento através de Fundos de Investimento.

Também foram recomendadas consultas sobre formas de incentivo às ações ambientais ou de sustentabilidade em prefeituras e governos do PSDB.

*Texto Adriana Vasconcelos.