Notícias

Mariana Carvalho alerta para riscos de desemprego entre jovens

Dep. Mariana Carvalho (RO) durante audiência pública na Câmara/ Foto: Portal do PSDB na Câmara

A deputada Mariana Carvalho (RO) participou de audiência na Comissão de Trabalho em conjunto com a Comissão de Educação sobre políticas públicas que tratem do desemprego da juventude no Brasil. Ela solicitou a audiência pública.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens que têm até 29 anos são os mais afetados pelo desemprego no Brasil.

“Sem dúvida, a falta de qualidade da educação é um dos obstáculos que os deixam fora do mercado, mas, certamente, não o único”, afirmou a tucana.

O debate contou com deputados de diferentes partidos e Mariana Carvalho elogiou o fato de estarem juntos, preocupados e lutando pela juventude. A parlamentar citou ainda o grande número de suicídios cometidos por jovens.

“Muitos desses casos não são percebidos pela sociedade. Eles são desvalorizados e desacreditados. Ao invés de uma palavra de incentivo ou de oportunidade, o primeiro ‘não’ que recebe ele acaba achando que é incapaz, se coloca em isolamento e acha que não tem o potencial”, ressaltou.

De acordo com a diretora de políticas públicas e regulação de educação profissional tecnológica, Marilza Machado Gomes Regattieir, cerca de 27% dos jovens brasileiros não trabalham.

Para os jovens, Mariana Carvalho enviou uma mensagem direta. “Não desistam nunca do sonho de vocês, saibam que tudo é possível e nunca é tarde para recomeçar.”

Estiveram presentes entre os convidados a secretaria da Juventude do Ministério da Mulher, Jayana Nucaretta Silva; gerente executivo de educação profissional e tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Felipe Esteves Pinto Morgado; e o presidente executivo da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Renan Nishimoto.

*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.