Acompanhe

Tucano propõe à ONU instituir o Dia Internacional da Amazônia

Fórum Amazônia, evento em Manaus, em setembro de 2019/ Foto: PSDB-Mulher-AM

Na abertura do 1º Fórum das Cidades Amazônicas, o prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio Netto (AM), disse que que gostaria que a Organização das Nações Unidas (ONU) defina a data 5 de Setembro como o Dia Internacional da Amazônia. Ao conversar com o diretor da ONU na América do Sul, Alain Grimard, o prefeito fez a proposta sobre o Dia Internacional da Amazônia.

“A ficha do mundo caiu e a ficha do Brasil precisa cair. A Amazônia é a região mais importante do Brasil e é uma das mais estratégicas do mundo, isso tem que ficar claro. Esse simpósio é um ponto de partida para nós fazermos uma grande campanha de alcance mundial”, afirmou.

Grimard disse que encaminhará a proposta para seus superiores. “Vou falar com o coordenador residente da ONU Brasil, para Nova York sobre essa possibilidade. Em outubro, vamos ter a Assembleia Geral Anual da ONU, onde todos os países vão participar e vamos fazer tudo para que essa iniciativa possa ser um sucesso.”

O fórum é promovido pela Prefeitura de Manaus, com a parceria da Fundação Konrad Adenauer e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, e acontece até esta sexta-feira, 6, no Pavilhão Princesa Isabel, do Complexo Armazém XV, no Porto de Manaus.

Pacto

Ao final, será elaborado o “Pacto das Cidades Amazônicas”, como manual de responsabilidade sustentável, às vésperas da 25ª Conferência Mundial do Clima, a COP 25, em dezembro, na cidade de Santiago do Chile.

Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Netto/ Foto: ABr

“Nós não podemos transigir com a maior riqueza com que conta o Brasil e com o futuro de um mundo que confia muito na nossa possibilidade de fazer isso aqui [Amazônia] crescer e gerar frutos econômicos, renda e emprego de maneira sustentável o tempo inteiro”, afirmou Arthur Virgílio.

Voz

Segundo o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, o Fórum das Cidades Amazônicas no Dia da Amazônia significa dar e reconhecer a voz das cidades da Amazônia ao mundo.

“O que pensam as cidades, qual o modelo das cidades que precisa ser edificado nessa região, que diferenças a cidade amazônica deve ter em relação a outras cidades de outros lugares do Brasil e de outros lugares do mundo. São essas as questões que o ICLEI, como a maior rede de cidades do mundo, traz. Usaremos nossa expertise para criar a possibilidade de alianças, de parceiros, para dar os instrumentos necessários para os prefeitos da região poderem fazer o seu trabalho”, destacou.

KAS

A coordenadora de Projetos da Fundação Konrad Adenauer no Brasil (KAS), Marina Caetano, ressaltou a importância do fórum nos 50 anos da Fundação.

“Acho que os governos subnacionais têm uma liderança na questão ambiental e o grande objetivo dessa discussão é sair com propostas concretas, a partir da perspectiva das cidades amazônicas, para resolver os desafios ambientais da região”, afirmou.

O prefeito disse a representantes de cidades que integram a Amazônia Legal, representantes de organizações nacionais e internacionais, a exemplo da Embaixada da Noruega e do governo da Alemanha, além do público que se inscreveu para participar do evento, que seu objetivo é prometer uma grande união em prol do desmatamento ilegal zero na Amazônia.

Debates

Participaram dos debates o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, disse que o fórum é um instrumento para unir interesses em comum em prol da Amazônia.

“Nosso governador João Dória aceitou com muita honra o convite do prefeito Arthur Virgílio Neto. Infelizmente, não pode vir, mas estamos aqui juntos, trazendo o que São Paulo pode contribuir, entender um pouco das necessidades da Amazônia e aprender com a riqueza de quem vive nesse local”, disse.

O secretário executivo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, lembrou do acordo firmado por todos os prefeitos do Brasil na COP de Paris. “Os prefeitos têm reafirmado o compromisso que foi assinado no acordo de Paris, de não permitir que a temperatura do mundo aumente mais de um grau e meio. E estarmos aqui, em Manaus, para escrever um manifesto que esperamos possa ser apresentado na COP do Chile. É a prova de que os prefeitos têm consciência de que a Amazônia é fundamental para o mundo e que estão comprometidos com um crescimento sustentável”, disse.

“Esse é um momento importante para todos nós. O que será discutido nesse fórum é realidade das nossas necessidades e, principalmente, do que já está sendo feito em Manaus, que a torna um exemplo para outras cidades brasileiras”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Nelson.

 *Com informações da assessoria do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (AM).

Vista aérea da Amazônia/Agência Senado