Notícias

Rose Modesto reitera campanha para aumentar penas em casos de feminicídio

Deputaa Rose Modesto (MS) apoia MP que concede benefício vitalício para famílias que cuidam de quem sofre de microcefalia /Arquivo Pessoal

A deputada federal Rose Modesto (MS) reiterou a campanha em favor da elevação de pena para os julgados por crime de feminicídio, garantindo mais segurança para as mulheres vítimas de violência e seus parentes. A ação ganhou mais força nos últimos dias quando vários casos de feminicídio vieram à tona como o da advogada Letícia Sousa, 16, sequestrada e morta nos arredores de Brasília.

“Penas mais rígidas e a conscientização são nossas ferramentas para combater o feminicídio e qualquer tipo de agressão contra a mulher. Só assim as mulheres vão vencer o medo, reagir e ter coragem para buscar novos caminhos.”

Proposta

A proposta está nos projetos, apresentados pela tucana, que aumentam a pena mínima para o feminicídio de 12 para 20 anos e obriga o agressor a pagar pela tornozeleira eletrônica.

Atualmente o criminoso tem direito ao regime semiaberto quando cumpre 2/5 da pena.

O texto da nova redação ao artigo 121 do Código Penal ao definir que a reclusão nos casos de cometer homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino (feminicídio) passa a ser de 20 a 30 anos.

A proposta define que a prisão poderá ser definida pelo juiz entre 12 e 30 anos.

Direitos

“Para acabarmos com o feminicídio é necessário que a mulher saiba de seus direitos e tenha à disposição serviços públicos que garantam a proteção contra agressores”, disse.

*Com informações das redes sociais da deputada Rose Modesto (MS).