Notícias

Mara Gabrilli faz tratamento pioneiro para lesionados medulares nos EUA

Senadora Mara Gabrilli (SP) durante tratamento nos EUA/ Foto: Arquivo Pessoal

A senadora Mara Gabrilli (SP) vai se submeter, por dez dias, a um tratamento pioneiro que faz parte de um protocolo desenvolvido por pesquisadores que atuam em neurociência. Inicialmente, o  tratamento incluia estimulação magnética transcraniana (choques no cérebro), seguido de atividades físicas com eletroestimulação, monitorado por eletrodos.

Porém, a estimulação transcraniana foi substituída por choques elétricos na medula.

“Muito feliz por ter a oportunidade de contribuir com a pesquisa e os avanços para a reversão de paralisias. Mais uma vez, cedo meu corpo para a ciência”, afirmou a senadora nas redes sociais.

A tucana foi convidada por cientistas do Shirley Ryan AbilityLab, em Chicago. É o maior centro de reabilitação dos Estados Unidos (EUA).

Após os primeiros testes no início da semana passada, os pesquisadores se surpreenderam com os resultados e decidiram criar um novo protocolo de pesquisa, que começou na última quinta-feira (18).

Experiência

De acordo com a assessoria da senadora, em 2017 e em janeiro deste ano, Mara Gabrilli havia “cedido seu corpo como cobaia” para dois testes no The Miami Project, que é o maior centro para cura de paralisia do mundo. Isso foi em outubro de 2017 e janeiro de 2019.

Parte da equipe que estava em Miami se mudou para Chicago. E a convidaram novamente.

“Desta vez, pesquisadores criaram um protocolo específico para mim, justamente por eu ser um exemplo raro, se não único no mundo, de uma pessoa com lesão medular sofrida há mais de vinte anos e que tem uma estrutura corporal e muscular forte”, disse a tucana nas redes sociais.

Tratamento

Serão dez dias consecutivos, incluindo fins de semana, de choques elétricos na medula, seguido dos exercícios: uma hora de choque mais uma hora e meia de exercícios.

Após os testes, a ideia é publicar os resultados dessa pesquisa em um artigo científico de uma revista norte-americana de neurociência.

A expectativa é que a partir desses resultados possam trazer novidades para lesionados modulares de todo o mundo. “As informações obtidas poderão beneficiar outras pessoas com lesão medular em todo o mundo”, disse a tucana nas redes sociais.

*Com informações da assessoria da senadora Mara Gabrilli (SP).

Senadora Mara Gabrilli (SP) durante tratamento nos EUA/ Foto: Arquivo Pessoal