As tucanas gaúchas se reuniram no 1° Encontro de Mulheres do PSDB do Rio Grande do Sul 2019/2021. A presidente nacional do segmento, Yeda Crusius, esteve presente ao lado da presidente estadual, Paula Ioris, e da presidente de honra do PSDB-Mulher RS, Angela Sarquiz.
Em discussão as ações para as eleições municipais, o incentivo para as novas lideranças e a formação das mulheres para o pleito.
O desafio em 2020 é de, no mínimo, duplicar as nominatas municipais, elegendo mais prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras do que o número alcançado em 2016. Nas eleições de 2016, foram eleitas três prefeitas, duas vices e 42 vereadoras.
O presidente do PSDB do Rio Grande do Sul, Mateus Wesp, e deputada estadual Zilá Breitenbach também participaram do encontro.
Angela Sarquiz ressaltou que, no Rio Grande do Sul, o esforço das mulheres é intenso pela conquista de mais espaços na política.
“Nas convenções de 2019, todos os municípios do Rio Grande do Sul houve convenção, 30% de mulheres nos diretórios e executivas. Todos conscientes da importância da participação da mulher na política”, destacou Angela Sarquiz.