Acompanhe

Yeda Crusius: Incentiva a capacitação para as novas lideranças

Ao participar do programa de André Machado, na Rádio Band de Porto Alegre, a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, reiterou a importância de cursos de formação e aperfeiçoamento para as lideranças femininas com vistas às eleições. Ela lembrou que a bancada federal aumentou de 54 para 77 deputadas federais eleitas, em 2018. Também destacou a importância da união entre as mulheres.

Para Yeda Crusius, o repasse dos 30% do Fundo eleitoral foi fundamental também para fortalecer as candidaturas e incentivar as mulheres candidatas. “[O aumento no Congresso da bancada feminina] foi um estouro”, reagiu a ex-governadora.

Segundo ela, o fato de três mulheres estarem no comando do Supremo Tribunal Federal (Cármen Lúcia) , Tribunal Superior Eleitoral (Rosa Weber) e na Procuradoria-Geral da República (Raquel Dodge) colaborou para a aprovação dos 30% do fundo.

“[A decisão] mostrando que capacitar e uma igualdade maior no uso de recursos permitem [mais acesso] às mulheres que são inseguras ou que estão lutando [por mais espaço na política]”, afirmou Yeda Crusius.

História

Primeira governadora mulher do Rio Grande do Sul, ex-ministra do Planejamento, ex-deputada federal e única aluna no curso de Economia, Yeda Crusius afirmou estar acostumada com situações em que é uma exceção.

Porém, a tucana comemorou as mudanças de costumes e hábitos. Ela lembrou que, antes, as mulheres “não era permitido” às mulheres discutir barreiras, o que não ocorre mais.

A presidente do PSDB-Mulher ressaltou que as mulheres devem se unir sempre, pois quando atuam em capôs considerados masculinos sofrem ataques de todo tipo. “A mulher sofre de maneira diferenciada, pois atacam a família.”

Entusiasmo

Acompanhando a série “O conto da Aia”, que relata como uma organização católica toma o poder com o intuito de resgatar  a paz nos Estados Unidos, passando de forma detalhada sobre a força da mulher e suas peculiaridades, Yeda Crusius destacou que o momento atual é outro e leva à necessidade de capacitar cada vez mais mulheres, sempre trabalhando com a unidade e parceria.

A presidente nacional do PSDB-Mulher participou do programa do jornalista André Machado ao lado da chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, a delegada Nadine Farias Anflor, da presidente da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul, Simone Leite, e da empresária Aline Bagatini.

Clique aqui para assistir a entrevista completa na Rádio Band de Porto Alegre.