Notícias

Violência contra mulheres nas fronteiras será discutida na CRE

Imigrantes venezuelanos em Roraima/ABr

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) debaterá a partir desta quinta-feira (11) uma audiência pública para debater situações de violência e abusos contra mulheres em zonas fronteiriças do Brasil.

A iniciativa tem como foco as zonas de fronteira do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

As secretarias de segurança pública desses estados desenvolvem uma política conjunta, chamada Projeto Codesul Fronteiras, que trata do mapeamento e diagnóstico de todo tipo de violências contra as mulheres.

O Codesul é o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, instância administrativa que coordena ações conjuntas dos governos dos quatro estados.

“Mulas” do tráfico

Entre os graves problemas já detectados está o uso de meninas como “mulas” do tráfico. Durante a audiência também será apresentado o projeto MS Fronteiras, que estabelece acordos entre o governo do Mato Grosso do Sul e instituições do Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai para implantar ações de enfrentamento à violência contra as mulheres através de empreendedorismo, emprego e qualificação profissional.

Para o debate, a comissão convidou representantes do Ministério da Justiça e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, assim como dos governos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A CRE ainda convidou representantes das embaixadas da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, do Codesul e do Parlamento Feminino de Fronteira.

*Com informações da Agência Senado.