Notícias

Mara Gabrilli participa de debate sobre o uso medicinal do canabidiol

Canabidiol, como medicamento/ Foto: OPAS

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado debateu, durante audiência pública, a regulação, fiscalização e tributação da maconha medicinal e do cânhamo industrial no Brasil. A senadora Mara Gabrilli (SP) é uma defensoras da discussão como forma de atenuar os impactos de doenças neurológicas.

“O canabidiol já é usado em inúmeros países para tratar doenças como a epilepsia e o Alzheimer.Trata-se de um derivado sem efeito psicotrópico. Desde 1993, alguns países têm legalizado o uso do canabidiol no tratamento de doenças: EUA, Canadá, Porto Rico, Polônia, Uruguai, Chile e Israel são alguns exemplos”, disse a tucana.

Exemplo

Mara Gabrilli esteve com Norberto Fischer,  pai da Anny, de 10 anos, primeira criança brasileira a conseguir autorização da Agência Nacional de Saúde (Anvisa) para importar legalmente o canabidiol (CBD), óleo extraído da planta da maconha, a cannabis.

Anny sofria com frequentes crises de epilepsia provocadas pela doença, registrando até 60 convulsões por semana. Norberto, em 2018, conseguiu na Justiça o direito de importar o óleo dos Estados Unidos.

“É importante que fique bem claro que não estamos falando aqui de epidemia de drogas. Falamos de cannabis medicinal, de saúde pública, de pessoas que estão se beneficiando do uso de um medicamento. O Brasil não pode fechar os olhos para esse debate”, ressaltou Mara Gabrilli.

*Com informações das redes sociais da senadora Mara Gabrilli (SP).