Acompanhe

A política como causa

Vereadora Paula Ioris, presidente do pSDB-Mulher do Rio Grande do Sul / Foto: Greice Tedesco

No início de 2012, Paula Ioris teve seu filho Germano, de 13 anos, assassinado. Ele estava na casa de um amigo, Vinícius, quando dois ex-funcionários do pai do amigo vieram até a casa e mataram os três: Vinícius, seu pai, e o filho de Paula. Os assassinos estão presos e foram condenados a 67 anos de prisão. Após viver esta tragédia, Paula engajou-se na ONG Brasil Sem Grades, que conta com uma extensa rede de seguidores e apreciadores da causa no estado e no país.

Na maioria, são vítimas da violência, principalmente pais que perderam seus filhos. Nessa aproximação de Paula, surgiu a necessidade de externar e levar a dor e o sofrimento desses pais aos espaços de decisão.

Foi assim que Paula Ioris aceitou o desafio de entrar na vida pública. A segurança pública – e seus desdobramentos desde a prevenção até o sistema carcerário – é uma das bandeiras de Paula. Por isso a opção em concorrer ao legislativo federal.

Na Câmara de Vereadores de Caxias, Paula Ioris preside a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, que atua em parceria com as forças de segurança locais na busca de soluções para combater a violência.

Incentivos

A outra bandeira de trabalho de Paula Ioris é a participação da mulher na política, o que vai ao encontro de Sua atuação como presidente do PSDB Mulher RS. Ela também é uma das fundadoras do projeto “Política de Saias”, um movimento suprapartidário e voluntário, que busca incentivar a participação feminina e garantir representatividade dentro da política e dos cargos eletivos da administração pública.

Para Paula Ioris, participar da política é uma responsabilidade e um ato de cidadania. São necessárias pessoas com vontade de contribuir para transformar a realidade da sociedade. A política necessita de pessoas com valores morais voltados para o bem comum, para a educação e formação de cidadãos responsáveis.

Perfil

Paula Ioris, presidente do PSDB-Mulher RS, é vereadora em Caxias do Sul. Mesmo sendo este seu primeiro mandato, ela foi a segunda vereadora mais votada, com 5.823 votos, além de ser a vereadora mulher mais votada na história da Câmara de Caxias do Sul. É também primeira-vice-presidente da Mesa Diretora e integra quatro comissões internas da Câmara.

Graduada em Psicologia com Especializações em Gestão Empresarial, atua há 30 anos em Desenvolvimento Gerencial e formação de lideranças, mas principalmente exercendo cargos de gestão.

Trabalhou treze anos no segmento da saúde, sendo seis destes administrando um hospital. Paula é casada com Rogério Alves de Oliveira e mãe de Guilherme e Germano (in memoriam).

A decisão de entrar na política teve origem no envolvimento com a ONG Brasil Sem Grades, bem como o Projeto Fazer o Bem no dia 24. Para entender essa causa, é necessário conhecer um pouco de sua trajetória pessoal.

*Com informações da assessoria da vereadora Paula Ioris (RS), presidente do PSDB-Mulher do RS.