Política

Shéridan se preocupa com tráfico de pessoas em meio à crise migratória

A deputada federal Shéridan (RR) ressaltou que é necessário fortalecer o combate ao tráfico de pessoas no que se refere à crise migratória a partir da chegada do elevado número de venezuelanos que buscam refúgio no Brasil. Segundo ela, é preciso apoio do Legislativo e Judiciário nesta ação.

“Nosso Estado está de portas abertas para um caos chamado “crise migratória”, sem perspectivas de solução ou estabilidade da situação. Precisamos fortalecer o combate ao tráfico de pessoas, uma vez que entre tantos problemas, a segurança pública é dos mais preocupantes.”

Em seguida, Shéridan acrescentou que: “Construindo apoio no Congresso e recorrendo à justiça brasileira, sigo em busca de mais proteção e defesa ao povo aqui de Roraima. Só quem conhece a realidade que estamos vivendo entende exatamente a proporção de nossos anseios e preocupações.”

Números

Em comunicado divulgado na primeira semana de junho, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) informaram que o número de venezuelanos que deixou o país chegou a 4 milhões.

Os venezuelanos são o segundo maior grupo populacional deslocado do mundo, ficando atrás apenas dos refugiados sírios, que alcançam 5,6 milhões de pessoas.

De cerca de 695 mil no final de 2015, o número de refugiados e migrantes venezuelanos disparou para mais de 4 milhões até meados de 2019, segundo dados de autoridades nacionais de imigração e outras fontes. Em apenas sete meses desde novembro de 2018, o número aumentou um milhão.

Há alguns anos, a Venezuela está em uma grave crise econômica, acirrada pela instabilidade política.

*Com informações das redes sociais da deputada federal Shéridan (RR), da Agência Brasil e Deutsche Welle (agência pública da Alemanha).