“Construção coletiva e muito aprendizado”, por Izabel Lorenzetti

Por cerca de um ano e meio, nós, do PSDB-Mulher de São Paulo, trabalhamos muito para garantir nosso espaço, legitimado pelas urnas, nas eleições de outubro de 2018. Inicialmente, tivemos o cuidado de preparar e fortalecer as lideranças para a disputa eleitoral, sempre pensando na formação política sólida e concreta.

Numa segunda etapa nossas energias se voltaram para as eleições propriamente dita, examinando as candidaturas e fazendo a triagem, pois tivemos uma situação totalmente nova: a definição dos 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas.

Essa era uma situação nova para todas nós! Graças a Deus fizemos tudo de forma unida e conjunta, sintonizada com o PSDB-Mulher Nacional. Foi um grande aprendizado. Aprendizado que posso dizer: rendeu frutos.

Em São Paulo, elegemos a única mulher senadora do PSDB, Mara Gabrilli, um exemplo para nós, a deputada federal Bruna Furlan foi reeleita e três deputadas estaduais Analice Fernandes, Carla Morando e Maria Lúcia Amary garantiram seus assentos na Assembleia.

Agora é seguir adiante pensando nos próximos desafios – as  eleições municipais. É preciso intensificar as ações, preparando-se com a Executiva estadual para ir a todas as regiões de São Paulo, afinal temos secretariado em todas elas!

É importante também pensar nos cursos de formação em paralelo às ações pelo estado. O aprendizado no processo eleitoral do ano passado certamente foi muito importante para construirmos as próximas ações, lembrando que no caso do Fundo Eleitoral, será necessário examinar os critérios para as eleições municipais.

Falo isso porque as realidades são muito distintas. Em São Paulo, são 645 municípios e situações bem próprias. Quando se pensa em um município com 5 mil habitantes, há uma realidade a ser examinada, o que muda no caso de um local com 500 mil, 1 milhão de moradores.

Como aprendemos muito no ano passado, certamente agora não será diferente. Foi o que costumo chamar de ‘construção coletiva e muito aprendizado’.

Estou confiante que faremos um belo trabalho e uma linda eleição! A presidente eleita para o PSDB-Mulher de São Paulo, a Edna Martins, é muito bem preparada e fará um trabalho maravilhoso.

*Izabel Lorenzetti presidiu o PSDB-Mulher no período de 2017 a junho de 2019. Antes foi prefeita de Lençóis Paulista (SP), diretora de Educação do município e atuou como professora.