Notícias

Lar de Idosos, indicado por Tereza Nelma, recebe Prêmio Zilda Arns

Dep. Tereza Nelma (AL)/ Foto: PSDB-Mulher

A Associação de Assistência São Vicente de Paulo – Casa dos Velhinhos, de Arapiraca (AL), que foi indicada pela deputada Tereza Nelma (AL), está entre as cinco instituições nacionais escolhidas para o Prêmio Zilda Arns de 2019.

Criado em setembro de 2017, o Prêmio Zilda Arns é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.

É um diploma de menção honrosa, concedido a até cinco homenageados. Não há ajuda de custo para a vinda dos homenageados.

O nome é uma homenagem à médica Zilda Arns Neumann, pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança, que morreu durante terremoto no Haiti, em 2010.

As demais instituições premiadas são a Associação Beneficente Alta de Sousa (Abas), de Goiás, Célia Maria Oliveira Holtz e a Sociedade São Vicente de Paulo, ambos de São Paulo, e Clarice Carneiro Bacinni, de Santa Catarina.

Casa dos Velhinhos

A instituição, no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, abriga aproximadamente 40 idosos em clima de tranqüilidade, flores, organização e limpeza. As dificuldades giram em torno da manutenção financeira da entidade.

Os gastos são para pagar funcionários, alimentação que é toda feita na casa, energia elétrica, fraldas geriátricas, transporte, medicação e demais itens essenciais para atender aos internos.

Há contribuições esporádicas, mas atualmente existem apenas algumas empresas que são colaboradoras fixas. A maior parte dos assistidos na instituição vem de famílias de baixa renda que não podem cuidar deles em casa.

*Com informações da assessoria da deputada Tereza Nelma (AL).

 

Elderly Man Holding Cane — Image by © Heather Hryciw/Corbis