A Associação de Assistência São Vicente de Paulo – Casa dos Velhinhos, de Arapiraca (AL), que foi indicada pela deputada Tereza Nelma (AL), está entre as cinco instituições nacionais escolhidas para o Prêmio Zilda Arns de 2019.
Criado em setembro de 2017, o Prêmio Zilda Arns é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.
É um diploma de menção honrosa, concedido a até cinco homenageados. Não há ajuda de custo para a vinda dos homenageados.
O nome é uma homenagem à médica Zilda Arns Neumann, pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança, que morreu durante terremoto no Haiti, em 2010.
As demais instituições premiadas são a Associação Beneficente Alta de Sousa (Abas), de Goiás, Célia Maria Oliveira Holtz e a Sociedade São Vicente de Paulo, ambos de São Paulo, e Clarice Carneiro Bacinni, de Santa Catarina.
Casa dos Velhinhos
A instituição, no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, abriga aproximadamente 40 idosos em clima de tranqüilidade, flores, organização e limpeza. As dificuldades giram em torno da manutenção financeira da entidade.
Os gastos são para pagar funcionários, alimentação que é toda feita na casa, energia elétrica, fraldas geriátricas, transporte, medicação e demais itens essenciais para atender aos internos.
Há contribuições esporádicas, mas atualmente existem apenas algumas empresas que são colaboradoras fixas. A maior parte dos assistidos na instituição vem de famílias de baixa renda que não podem cuidar deles em casa.
*Com informações da assessoria da deputada Tereza Nelma (AL).