Movimento #MudaPSDB cresce e reforça apoio à prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro

Foto: Ascom CM Palmas

O PSDB-Mulher reforça defesa à prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, que ganhou também o apoio do movimento #MudaPSDB. A solidariedade entre as tucanas ganhou força após os ataques e ofensas machistas do ex-senador e atual presidente do PSDB-TO,  Ataídes Oliveira, que em entrevista a um jornal local a chamou de “traidora”, “ingrata” e “psicopata”, além de proferir outros insultos à prefeita nas redes sociais.

A frente da segunda tentativa de expulsão da prefeita Cinthia Ribeiro do PSDB, o ex-senador reagiu à defesa da prefeita feita pela direção nacional do PSDB-Mulher, em nota divulgada no último domingo, assinada pela presidente nacional do segmento, Yeda Crusius (RS), e a presidente da honra, Solange Jurema (AL), reiterando total apoio da ala feminina tucana à chefe do Executivo Municipal de Palmas.

Indignada com os ataques machistas e agressivos do ex-senador, a prefeitua Cinthia Ribeiro anunciou que vai ingressar com uma ação civil e outra criminal contra o ex-senador Ataídes Oliveira, que atribui a si a responsabilidade pela eleição da tucana como vice-prefeita de Palmas em 2016, bem como sua ascensão ao cargo de prefeita após a renúncia do titular Carlos Amastha (PSB) no ano passado. O ex-senador acusa da prefeita de infidelidade partidária, mas nas eleições do ano passado ele optou por destinar a maior parte dos recursos do fundo eleitoral do PSDB para candidatos de outras legendas.

Clique aqui para ler a íntegra da nota do PSDB-Mulher

Machismo

Em nota divulgada nesta segunda-feira (4), Cinthia Ribeiro denunciou os ataques que vem sendo vítima e condenou a perseguição sofrida, que segundo ela, “ferem ainda mais a mulher, a esposa e a mãe, alvo desse machismo e truculência desmedidos”.

“Até quando vamos ter que aguentar esse tipo de coisa dentro da política? Como se já não bastasse lidar com o machismo, agora a falta de respeito impera. Sinceramente não sei até onde vale a pena. Só estou ainda no PSDB pela história que construímos juntas. O PSDB mulher sempre se posicionou fortemente em minha defesa e sou muito grata”, desabafou a prefeita, que vem recebendo uma onda de solidariedade nas redes sociais e do movimento #MudaPSDB.

Confira a íntegra da nota divulgada pela prefeita:

NOTA

Mais do que capacidade para exercer determinados cargos e funções há necessidade de, entre outras qualificações, postura, equilíbrio, preparo e respeito. Nada disso foi demonstrado pelo ex-senador Ataídes Oliveira em sua mais recente manifestação pública em relação a mim, veiculada por este conceituado portal de notícias.

Repúdio de forma veemente seu posicionamento que denota, além da ausência de muitos requisitos para exercer funções relevantes na representatividade de um segmento tão importante para a sociedade que é a política partidária, uma descompostura e deselegância lamentáveis.

Falando como prefeita de Palmas, função que exerço com muito orgulho e dedicação, causa estranheza que em pleno ano de 2019 figuras públicas adotem esse tipo de comportamento.

Como integrante dos quadros do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) do Tocantins, fiquei perplexa que tal manifestação tenha partido do presidente regional desta sigla, que é histórica, de representatividade reconhecida e de serviços prestados ao país. Uma agremiação política que, no novo rumo que o país toma, busca como sempre dar sua contribuição para o fortalecimento da democracia, o crescimento e desenvolvimento do Brasil.

São descabidos os ataques contra a única prefeita de capital de um partido que tem o peso que possui o PSDB. Porém, tais palavras ferem ainda mais a mulher, a esposa e a mãe alvo desse machismo e truculência desmedidos.

Em respeito às minhas queridas companheiras e aos meus queridos companheiros de PSDB, não entrarei em pormenores relacionados ao nosso partido e sua condução atual. Porém, da maneira que fui tratada por este ex-senador que, com o fim do mandato que herdou no Senado, não dispõe mais do benefício do foro privilegiado, digo que irei representá-lo civil e criminalmente por tais ofensas.

Se é notório que é desta forma que o ex-senador lida com as mulheres no contexto social e profissional – fato a se lamentar -, eu, Cinthia Ribeiro, a exemplo de muitas outras mulheres que são ofendidas e agredidas diariamente por quem quer que seja, não me calarei. Não aceitarei de forma alguma ataques à mãe, a instituição prefeita e mais: que seja desrespeitado o nome de uma das maiores lideranças políticas deste Estado, de quem o ex-senador herdou o mandato.

Por fim, deixo claro que sei muito bem me defender, mas não admito, em hipótese alguma, que toquem no nome do senador João Ribeiro, com quem dividi parte de minha vida numa relação de cumplicidade e parceria, e de meu filho, apenas uma criança. Desta forma, sem mais, exijo respeito!

Cinthia Ribeiro – Prefeita de Palmas

Reportagem Tainã Gomes de Matos com edição de Adriana Vasconcelos