PEC de Raquel Lyra assegura vaga para mulheres no comando da Alepe

A nova legislatura (2019/2021) em Pernambuco terá uma mulher como vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, a parlamentar Simone Santana, graças a uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela então deputada estadual Raquel Lyra (PSDB), hoje prefeita de Caruaru.

A tucana comemorou a eleição da ex-colega de Parlamento: “Mais uma conquista para nós, mulheres! Em 2016, enquanto deputada, consegui aprovação por unanimidade da PEC que determina a presença de, no mínimo, uma mulher na mesa Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Por mais mulheres na política. Por mais mulheres no poder”, registrou a tucana em seu perfil numa rede social.

Em 2016, como presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), Raquel Lyra conseguiu aprovar uma PEC determinando a presença de no mínimo uma mulher na composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A proposta nº 01/2015 foi acatada por unanimidade.

Segundo o texto da proposição, a Alepe deve assegurar ao menos um integrante de cada sexo na estrutura desse colegiado, assim como na formação das Comissões Parlamentares. Na ocasião, Raquel Lyra lembrou da existência de matéria semelhante em tramitação no Congresso Nacional.

“É um projeto para que o segmento feminino seja representado em posições de poder. Se não houver política pública, a mulher está condenada a não conseguir sair de casa, muito menos entrar na vida pública”, disse Raquel na ocasião em que encerrou seu mandato na Alepe.

Do PSDB de PE