Notícias

Raquel Lyra promove encontro de formação dos professores da rede pública

A prefeitura de Caruaru realizou nesta segunda-feira (4) o Encontro de Formação em Rede com a participação de centenas de professores da rede municipal de ensino da cidade e do campo. O tema da palestra foi “Competências Socioemocionais no Contexto Escolar”, proferida pelo mestre em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP), João Roberto Araújo. A formação faz parte do programa “Juntos pela Educação”.

Segundo Araújo, além dos conteúdos das disciplinas é preciso “perceber orientações de como conviver melhor”. “Não adianta eu ser ótimo em qualquer disciplina e ser uma pessoa triste, ansiosa e infeliz. Não devemos educar as crianças somente para passar no vestibular e ter um bom emprego. É preciso educar as emoções. Se os alunos não aprendem a lidar com a raiva, com o ciúme, com a ansiedade, acabam criando comportamentos destrutivos para eles mesmos e para os outros”.

Segundo a Secretária de Educação de Caruaru, Marta Medeiros, o objetivo do encontro foi o de despertar uma “reflexão” e uma “provocação” para que os professores percebam que no espaço escolar, além das habilidades cognitivas, existem as capacidades socioemocionais.

“É indispensável entender que crianças e jovens trazem consigo diversos conflitos, muitas vezes causados no ambiente em que vivem, e até na própria escola. Essa desordem emocional é levada para as salas de aula. Por isso é preciso que o professor perceba a importância dessa metodologia para desenvolvê-la em sala de aula e, com isso, inserir um diálogo leve e visando uma relação de confiança e segurança com alunos”.

Presente ao encontro, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) falou sobre a iniciativa: “A secretaria de Educação trabalhou hoje (ontem) dois momentos com nossos professores que lecionam desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II, para discutir como se trabalha o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na escola e a construção de uma cultura de paz. Para isso, a gente precisa desenvolver toda uma metodologia que está sendo trazida para o município pela Prefeitura de Caruaru”.

Para a professora Gissele Taciana, a formação chegou na hora certa e vem para somar. “Me sinto valorizada quando faço parte de uma formação como essa. Com as orientações repassadas aqui, não tem como  não começar o ano letivo cheio de disposição para receber nossos alunos de braços abertos”, disse.

*Do PSDB-PE