Em festival, relatos de meninas mostram como desafios enfrentados pelas mulheres começam cedo

Foto: EBC

Está sendo realizado em Poços de Caldas (MG) o Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS). No segundo dia do evento, a ONG Plan international, que trabalha na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da igualdade de gênero, promoveu a ‘Girl’s Talk’, onde jovens meninas fizeram relatos sobre seus cotidianos.

Para a gerente de gênero da organização no Brasil, Viviana Santiago, o evento é uma oportunidade de escutar a voz das garotas e é um chamado para a construção de um mundo melhor. “A humanidade não avança enquanto metade das pessoas fica pra trás. O mundo ainda não descobriu todo o potencial das meninas.”

Entre os relatos está o de Luciana Santos, de 26 anos, moradora de São José de Ribamar, no interior do Maranhão. Sua mãe e avó foram mães na adolescência, ela diz que as chances de que a história se repetisse com ela eram claras. “Eu tinha todas as chances de repetir a história de minha avó e minha mãe. Não tinha o sonho de fazer faculdade, pois meninas não são estimuladas a sonhar”, disse Luciana.

Ela conta que o rumo da sua trajetória mudou aos 16 anos quando foi convidada a participar de um projeto de desenvolvimento social. “Isso mudou a minha vida”. O sonho de Luciana era concluir o ensino médio sem ser mãe, algo comum na realidade em que vivia, onde a cada seis pessoas que concluem o ensino fundamental, uma chega ao médio. Hoje Luciana é formada em Serviço Social e voluntária da Plan.

O festival ocorre entre os dias 2 e 7 de novembro no Palace Cassino. O evento agrega o encontro anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, o Congresso Sorriso do Bem, da Turma do Bem, correalizadora desta edição, e o Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor, da Aliança Latina.

*Com informações do Jornal Folha de S.Paulo