Notícias

Após casos de abuso sexual, Comitê Olímpico dos EUA quer extinção da federação de ginástica do país

Foto: EBC

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos divulgou na última segunda-feira (5) que está agindo para retirar a condição de principal órgão regulador da ginástica olímpica da USAG (Federação de Ginástica dos Estados Unidos, em inglês chamada U.S Gymnastic) após os escândalos de abuso sexual envolvendo o antigo médico da equipe, Larry Nassar, condenado por abusar sexualmente várias atletas.

Segundo o Comitê, uma das principais razões da decisão são os consecutivos erros da federação ao lidar com os casos de assédio. O órgão ofereceu a federação a possibilidade de ceder voluntariamente a sua função.

A chefe do comitê olímpico, Sarah Hirshland, disse em carta direcionada à comunidade da ginástica nos EUA que o processo envolve várias etapas, como montagem de um painel de revisão, realização de audiência, emissão de relatório e de uma recomendação. Após essas fases, o órgão votará se permanecerá reconhecendo a federação ou se abolirá seu status de forma definitiva.

“Nós trabalhamos de perto com o novo conselho da USAG nos últimos meses para apoiá-los, mas, apesar do esforço diligente, ela continua a debater-se. Isso não é justo para os ginastas em todo o país. Mesmo semanas atrás, eu esperava que houvesse um caminho diferente. Mas agora nós acreditamos que isso não é mais possível”, afirmou Hirshland.

A carta assinala que o futuro da organização do esporte será a constituição de uma nova entidade. Enquanto isso não é feito, os atletas continuarão treinando e competindo e a participação nas Olimpíadas de Tóquio em 2020 está garantida, segundo o comitê.

A seleção de ginástica americana conquistou nove medalhas no último campeonato mundial do esporte, que teve fim no último sábado (3) em Doha, capital do Catar. A maior estrela americana da modalidade, Simone Biles, uma das vítimas dos abusos, ganhou seis dessas medalhas, uma por equipes e cinco individuais. A equipe foi líder do quadro da competição.

*Com informações do jornal Folha de S.Paulo