Invisibilidade das mulheres rurais diante da luta por igualdade de gênero e empoderamento

Apesar dos avanços na luta por igualdade de gênero e empoderamento feminino, uma parcela tem sido esquecida: as mulheres rurais. O encargo de cuidar dos filhos e da casa, cozinhar, arranjar lenha e água, é principalmente delas, um trabalho considerado ‘natural e obrigatório’. Elas estão em desvantagem, tanto diante da presença masculina no campo, quanto das mulheres urbanas.

Reportagem do jornal Folha de São Paulo aponta que cerca de 40% das mulheres que vivem nas zonas rurais da América Latina e do Caribe não possuem renda própria. Apenas 14% dos homens estão na mesma situação. Em contrapartida, menos de um terço das mulheres que vivem no campo detém a titularidade da terra em que mora.

Manuel Otero, diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), defende que o papel de acabar com essa desvantagem não é somente dos governos, mas também da sociedade civil. Na sua opinião, a transformação dessa realidade depende de uma grande coalizão social transformadora, que estimule políticas públicas firmes e de longo prazo para trazer benefícios às mulheres rurais.

“No centro dessas políticas inovadoras e efetivas deve estar a criação de incentivos para as mulheres desenvolverem novas ideias em seus lugares de origem. Também deve estar presente o enfrentamento da carência de serviços oferecidos, um fator que promove a migração da população rural, o apego ao lugar depende diretamente das mulheres. Uma das obrigações das democracias modernas é a criação de mais e novos espaços para que as camadas discriminadas da população deixem de sofrer discriminação. Uma maneira de cumprir essa obrigação é acender os refletores sobre essas questões, o passo inicial da transformação,” resumiu Otero em artigo escrito para a Folha de São Paulo.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo