Notícias

Candidata a deputada estadual, Anna Carolina aplaude o trabalho voluntário realizado durante o Outubro Rosa

Davi Spulador / CVI / Divulgação

A candidata a deputada estadual por Santa Catarina e presidente do PSDB-Mulher do estado, Anna Carolina Martins, elogiou o trabalho voluntário realizado em todo o Brasil no combate ao câncer de mama, doença que mais mata mulheres no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ela, as entidades sem fins lucrativos fazem o papel que a administração pública não consegue realizar devido à crise econômica em que o Brasil se encontra.

“O voluntariado tem um papel fundamental neste período. Essas mulheres que lutam no combate e na prevenção do câncer de mama devem ter o trabalho valorizado porque elas fazem a diferença. Outubro é o mês que todos lembram que é necessário falar sobre o assunto”, disse.

Um exemplo de ação em prol da saúde da mulher pode ser visto em São Paulo, com o Coletivo Pink, em parceria com o laboratório Pfizer. A entidade abre neste mês as portas de um casarão centenário disponibilizando atividades interativas, prestação de serviços, oficinas e ciclos de debates sobre câncer de mama. A entrada é gratuita e a programação começa quinta-feira (4).

O Pink reúne entidades como a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o grupo Meninas de Peito e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama).

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, destacou a importância do mês de outubro no combate da doença e afirmou que pretende expandir as ações que realizou em São Paulo para todo o país.

“Nós criamos em São Paulo uma rede de combate ao câncer que possibilitou que 94% das pessoas pudessem ter o tratamento perto de casa e da família. É isso que vamos levar para o Brasil. As entidades filantrópicas, beneficentes, Santas Casas, hospitais estaduais, municipais e ter também, como tivemos aqui, a Carreta Mulheres de Peito, que você na mesma carreta faz a mamografia”, disse em entrevista coletiva na última sexta-feira (28).

Santa Catarina

Anna Carolina explicou que em Santa Catarina existe a Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma entidade voluntária que trabalha com a prevenção da doença. “Aqui no estado, em cerca de 70% dos municípios nós temos a Rede que é a entidade que faz esse trabalho voluntário de prevenção o ano inteiro. Ela vem dar o apoio para o governo, já que a administração pública não consegue fazer”, completou.

A tucana aplaudiu o trabalho realizado em São Paulo por Alckmin e disse que gostaria que o projeto chegasse às mulheres catarinenses. “Se essa Carreta Amigas do Peito viesse até aqui [Santa Catarina] dar esse um suporte seria maravilhoso. É sempre bom trazer a saúde para perto das pessoas e a prevenção também. Principalmente no momento em que o Brasil se encontra, de economia escassa e de dificuldade na Saúde”, pontuou.

O câncer de mama é responsável por um terço dos tumores malignos femininos. Em 2014, a cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença, duas tinham câncer de mama. Neste ano, a cada 10 mulheres com a doença, três têm câncer de mama, informa o Coletivo Pink, que desenvolve ações de prevenção e conscientização sobre a enfermidade.

Reportagem Tainã Gomes de Matos