Notícias

Atenção às ‘fake news’, que podem se intensificar na véspera das eleições

Eleitores deverão redobrar a atenção em relação a notícias falsas disseminadas nas redes sociais, sobretudo nos três dias antes das eleições, entre 4 e 7 de outubro.

A difusão de notícias falsas tende a aumentar nesse período em que a propaganda eleitoral da gratuita já tiver sido suspensa, dando início a uma espécie de vale-tudo, sem que a Justiça consiga responder a contento as vítimas de eventuais ataques. Daí a importância de as campanhas estarem preparadas e com militantes treinados para fazer a defesa de seus respectivos candidatos.

“Os ataques aumentarão num ritmo crescente nessa últimas semanas, mas nada será comparado aos três dias dias”, alertou um marqueteiro ouvido pelo jornal Correio Braziliense.

Independente de preferência partidária ou ideológica, as máfias trabalham em todo canto. Eles criam desde pequenas sátiras até estratégias para disseminar informações falsas, para confundir o eleitor, atacando de frente a democracia.

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Laboratório sobre Imagem e Cibercultura (Labic), Fábio Malini, afirmou em entrevista que os maiores ataques normalmente são por vídeos e áudios falsos.

Oficiais do Centro de Defesa Cibernética do Conselho Consultivo do TSE dizem que a grande difusão de notícias falsas preocupa e alertam que a sociedade passará por um teste. “A grande questão é a quem poderemos atribuir os crimes. Mas é importante também a responsabilidade de cada cidadão”, alegou o general Guido Amin Naves, comandante do Centro.

*Com informações do Correio Braziliense