Notícias

Conceição destaca avanço de Manaus na educação e defende prioridade para o setor

Levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) neste mês mostra que Manaus alcançou a 9ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, subindo 11 posições desde a última avaliação. A deputada Conceição Sampaio (AM) parabenizou a gestão do PSDB na capital e destacou a dificuldade enfrentada pelos estudantes em chegar às escolas.

O levantamento tem o intuito de medir a qualidade da educação nas escolas públicas. Segundo a prefeitura de Manaus, a cidade possui nota 4,7 nos anos finais e superou a meta estipulada pelo MEC para 2021, de 4,6.

Conceição destaca a gestão do prefeito da cidade, Arthur Virgílio, que deu prioridade à área. “Não vamos mudar o país se não tivermos a visão de que é por meio da educação que faremos isso”, disse.

A parlamentar ressaltou o comprometimento dos professores e colaboradores. “Somente com a participação de todos se consegue um resultado positivo. Essa é a marca do comprometimento”, falou.

Acesso difícil

Conceição também falou a respeito do acesso dos alunos às escolas. Segundo ela, o Amazonas tem uma realidade diferenciada geograficamente. Por conta das dificuldades de acesso, muitas crianças não conseguem chegar à escola. “É todo um conjunto de problemas que precisamos vencer e enfrentar”, alertou.

Para Conceição, a qualidade da educação deve ser compromisso dos governos. “Precisamos lembrar a área que deve ser prioridade do gestor estadual. Destinar recursos suficientes para pagamento dos professores, boas escolas, que os alunos tenham acesso às salas de aula, além de motivação vinda da tecnologia”, pontuou.

Outro ponto abordado pela tucana é a logística da educação. Ela diz que as dificuldades devem ser analisadas conforme a realidade dos estados. “Tem crianças que precisam chegar de barco na escola. Municípios que vivem em baixo d’agua durante um grande período do ano. Além disso, há também as áreas que vivem em seca, onde as crianças também não possuem transporte adequado”, concluiu.

A Prova Brasil e Fluxo Escolar são as notas que compõem a nota do Ideb. Ocorrida em todos os anos ímpares, a Prova Brasil tem a divulgação dos resultados sempre no ano subsequente.

*Do PSDB na Câmara