Notícias

Conheça Noemi Baruzzi, exemplo de doação e solidariedade

Corajosa, determinada, forte e ao mesmo tempo dotada de uma sensibilidade admirável, Noemi Alves Baruzzi possui uma energia dinâmica que facilmente se observa. Nasceu em João Pessoa, na Paraíba, sendo a décima oitava filha do casal. Sua mãe, infelizmente, morreu após o parto. Noemi e sua irmã gêmea foram conduzidas pelo Estado a um orfanato, ainda bebês, sem o consentimento do pai.

Os primeiros anos de vida foram duros, e trouxeram traumas que ela carrega até hoje. Noemi conta emocionada que encontrava seu pai todos os dias escondida das freiras que cuidavam do abrigo. “Ele ia nos visitar todo dia pela grade do orfanato, nunca nos abandonou. Não posso nem lembrar que eu choro, essas lembranças são muito fortes dentro de mim”, conta a candidata.

Alguns anos depois, ela e sua irmã puderam ser resgatadas pela família. Sua guarda foi transferida para o pai depois de muita persistência do mesmo. Noemi então, já crescida, reaprendeu a viver. Morando com a família, descobriu gostos e sabores, sensações e o que era ter liberdade. De alma pulsante, amadureceu querendo mais da vida e mais do mundo. Logo buscou a oportunidade de morar em Brasília e alcançar novos horizontes.

Entre as oportunidades que vieram, Noemi pôde vivenciar o sonho de ser atriz. Morou algum tempo no Rio de Janeiro onde se formou em artes cênicas, porém, preferiu voltar à Brasília em seguida. Novamente na capital, descobriu a profissão de cabeleireira, e seu talento para a área abriu diversas portas. Trabalhou em órgãos públicos, como o Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar e no Tribunal Regional Federal, onde ficou por 23 anos.

Nesta fase da vida, se apaixonou. Conheceu seu marido e se casou para vivenciar o amor. Embora não possua filhos biológicos, Noemi fala com orgulho de quem adotou com carinho. “Tenho diversos filhos de coração”, disse com brilho no olhar. Foi neste período também começou a se engajar com ações sociais, e descobriu que a empatia fazia parte de sua essência. É possível ver o brilho nos olhos de Noemi quando ela fala de seu engajamento com as comunidades do Distrito Federal. Sua força vital é tamanha que ela não pensa duas vezes em ajudar o próximo.

Noemi trabalhou décadas mobilizando pessoas em causas sociais. Para ela, a empatia pelo próximo vem de sua essência. “Não entendo como as pessoas podem não se colocar no lugar umas das outras. Ver o sofrimento e não fazer nada”, opinou. Por toda a vida se engajou em projetos para coletar e distribuir alimentos, preparar kits para famílias com necessidades, acolher crianças, mulheres grávidas sem condições de obter os materiais simples para o cuidado com o bebê.

Tanto trabalho inspirou Noemi a se empoderar e ir além, ingressando em um partido político. Continuou exercendo sua vocação, até que chegou ao Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB). Agora candidata a Deputada Distrital pelo Distrito Federal, pretende fazer a diferença propondo projetos que são baseados na realidade que ela mesmo vivenciou nas comunidades do DF.

Noemi defende a causa da saúde pública como uma das pautas de maior urgência. Ela acredita ainda que sem investimentos em educação, nada na sociedade se modifica. Trabalha por políticas públicas de inclusão e assistência à mulher grávida, e dos direitos femininos de ter igualdade e respeito dentro da sociedade. Noemi ainda pensa no idoso e na importância de garantir que sua melhor idade seja vivida com dignidade.

De sorriso esperançoso, Noemi fala do que a motiva. “Todos os dias pela manhã eu vejo um político bandido preso. Isso me inspira a fazer a diferença e lutar pelos meus ideais. Quero efetivar meus projetos dentro das cidades do DF”, compartilhou Noemi. Ela reafirma seu papel de cidadã em fiscalizar e cobrar para que a máquina pública trabalhe para a destinação correta dos recursos.

“Se for para entrar na política e não servir de fato à sociedade, eu fico em casa. Ser honesto não é mais que nossa obrigação”, concluiu a candidata.

*Da assessoria da candidata Noemi Baruzzi