Com forte currículo acadêmico, Raquel Teixeira se lança a vice-governadora de Goiás

Reconhecida por sua vasta atuação na educação brasileira, Raquel Teixeira (PSDB) leva sua bagagem acadêmica e política para concorrer à vice-governadoria de Goiás, ao lado do candidato à reeleição José Eliton (PSDB). Formada em Letras, doutora em Linguística pela Universidade da Califórnia e pós-doutora em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris, Raquel é professora, foi secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte da Secretaria de Educação do estado de Goiás e eleita deputada federal duas vezes.

Nascida em Goiânia em 1946, Raquel foi membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Entre 1999 e 2001, como membro do Conselho Nacional de Educação, foi relatora das Diretrizes Curriculares para a Formação em Nível Superior de Professores de Educação Básica. Como presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), participou ativamente do Plano Nacional de Educação.

Raquel ajudou a criar e a expandir a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Bolsa Universitária, implantou o projeto da Licenciatura Plena Parcelada que qualificou os professores da rede e investiu na qualidade das escolas e aprendizagem dos alunos.

Nesse período, ocupou o cargo de secretária de Educação de Goiás e secretária de Ciência e Tecnologia (2005-2006), ambas no governo do ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Também foi secretária da Cidadania em 2007.

Em 2002, a tucana foi eleita deputada federal por Goiás com 126.854 votos e reeleita em 2006. No parlamento, foi atuante na área de educação e contribuiu para a criação das Leis 11.114/2005 e 11.274/2006, as quais, respectivamente, leva as crianças para a escola com seis anos e amplia para nove anos a duração do Ensino Fundamental, garantindo um ano a mais de escolaridade na vida da criança brasileira.

A deputada integrou ainda o Comitê Técnico do Compromisso Todos pela Educação, um movimento empresarial que, junto com o governo e a sociedade, organiza a luta para uma educação pública de qualidade para as crianças e jovens do Brasil.

Paralelamente à atividade parlamentar, ela também foi diretora de Estudos e Pesquisas e de formação política do Instituto Teotônio Vilela. Presidiu o PSDB Mulher-Goiás e faz parte do seleto grupo de parlamentares amigos da UNESCO, tendo sido escolhida Embaixadora da Paz pela UNIPAZ em 2006. Recebeu títulos de Cidadania de vários municípios goianos e várias medalhas de honra ao mérito.

Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, fez conferências no Brasil e no exterior. É consultora e conselheira de diversas instituições nacionais de fomento e incentivo à pesquisa.