Notícias

Novo presidente da Colômbia monta Ministério baseado na igualdade de gênero

Marcelo Rabelo

Recém-eleito, o novo presidente da Colômbia, Ivan Duque, decidiu compor sua equipe ministerial levando em conta a igualdade de gênero. Assim, ele nomeará um número igual de mulheres e homens para seu governo. O político deve tomar posse no dia 7 de agosto, substituindo Juan Manuel Santos, ao lado de Marta Ramírez, a primeira mulher na vice-presidência do país. A iniciativa é o cumprimento de uma das principais promessas feitas por Duque durante sua campanha.

Este é mais um exemplo a ser seguido pelo Brasil, que possui uma baixíssima representatividade feminina na política. De acordo com a ONU Mulheres, apenas 10% do total de parlamentares eleitos aqui são mulheres. Ainda segundo o Projeto Mulheres Inspiradoras, feito a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da ONU e do Banco Mundial, a nomeação de mulheres nos ministérios cresceu apenas 4,5% em 10 anos.

A ação do novo líder é um marco não apenas para a política colombiana. Números do Inter-Parliamentary Union (IPU), organização internacional de Parlamentos, indicam que mulheres representavam apenas 23,4% do total de parlamentares do mundo em 2017. Os países nórdicos e os mais baixos são aqueles que possuem o menor percentual de participação feminina, enquanto a nação com mais mulheres na Câmara é Ruanda, seguida por Bolívia, Cuba e México.

*Com informações da Época Negócios.