Notícias

Mara Gabrilli pede apoio aos tucanos de SP para ser candidata ao Senado Federal

ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a deputada federal Mara Gabrilli (SP) reforçou o desejo de concorrer a uma vaga para o Senado Federal. Na gravação, ela explica que já havia colocado o nome à disposição do PSDB anteriormente, mas que durante o período em que esteve envolvida com o processo de eleição para o comitê da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, outros candidatos ao cargo solicitaram que a escolha seja feita durante a convenção estadual.

“Eu venho pedir a oportunidade de participar desta disputa interna do partido pedindo para que esta decisão venha da convenção, venha de um colégio eleitoral maior, e que mais delegados possam ajudar nessa decisão. Eu só quero a oportunidade de disputar”, alegou.

Mara também destacou a baixa representatividade feminina no Parlamento brasileiro e disse que sua candidatura será uma ótima oportunidade de reverter este quadro.

“Há quanto tempo o PSDB não coloca uma mulher como candidata majoritária? Nós só temos 10% de mulheres na Câmara e 16% no Senado. Precisamos mudar essa realidade. Afinal de contas temos mais eleitoras mulheres que homens. Vamos levar isso para a convecção. Me dê essa oportunidade”, concluiu.

Em junho, Mara Gabrilli (SP) foi eleita a 1ª representante do Brasil no Comitê da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência. Concorrendo com outros 21 candidatos, a tucana foi escolhida em segundo turno, com o voto de 103 países dentre os 176 possíveis. No primeiro turno, Mara recebeu 85 votos. A votação ocorreu durante a 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em Nova Iorque.