Notícias

PSDB-Mulher dá início a elaboração da pauta feminina no plano de governo do PSDB

Representantes do PSDB-Mulher se reuniram nesta quinta-feira (5) com Luiz Felipe D’Ávila, coordenador de comunicação da campanha do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, para dar início a elaboração da pauta feminina no plano de governo do tucano. Durante o encontro, foi discutido o recorte de gênero dentro das propostas já trabalhadas no programa de gestão e houve troca de informações entre o coordenador e as representantes regionais sobre as particularidades de cada estado no que se refere às políticas voltadas para o público feminino.

Segundo a presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema (AL), Luiz Felipe D’Ávila explicou o que já está sendo planejando para cada área como, por exemplo, Saúde, Educação, Segurança Pública, Defesa, Política Externa. Diante disto, ficou acordado que na próxima quinta-feira (12) as tucanas irão entregar um documento contendo as propostas com o enfoque das mulheres para cada setor mencionado.

“A política da mulher é uma política transversal. Cada uma dessas áreas a gente pode enxertar políticas públicas para o público feminino. Ficamos animadas porque vimos que em muitos dos temas apresentados já estão levando em consideração o recorte de gênero”, revelou.

Solange Jurema adiantou que uma das prioridades do plano de governo de Alckmin é a primeira infância. “Tivemos uma ótima impressão até porque uma das nossas principais bandeiras, que é o atendimento às crianças, o aumento de creches e as escolas infantis. Priorizar a educação de qualidade, além de ser benéfico para a criança, é bom para as mães, que poderão trabalhar pela autonomia financeira e profissional”, disse.

A presidente do PSDB-Mulher de São Paulo, Izabel Lorenzetti, classificou a reunião como produtiva e destacou o momento em que Luiz Felipe D’Ávila ouviu as sugestões propostas por cada tucana presente.

“Houve uma troca importante porque ele [D’Ávila], após ouvir as demandas, questionamentos e sugestões, nos respondeu com o que já existe no trabalho que vem sendo realizado para campanha que vai começar. Esse alinhamento é muito importante”, salientou.

Núcleo de Comunicação

Houve uma segunda reunião durante a tarde, desta vez com os coordenadores de comunicação e marketing Paulo Viana e Wagner De Leo. Foi discutida a proposta de se criar um núcleo central de campanha para as candidatas tucanas, que trabalharia em sintonia com a equipe do pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. O propósito seria disponibilizar para as pré-candidatas duas bases com uma equipe completa de comunicação e marketing, uma em Brasília e outra em São Paulo, que atenderiam as principais demandas das candidatas tucanas: desde material fotográfico a vídeos para uso nas redes sociais, todo o chamado ‘enxoval eleitoral’, até os programas eleitorais, tendo em vista que as mulheres terão direito a 30% dos horário eleitoral do partido.

A proposta ainda será analisada pela presidente nacional do PSDB-Mulher, deputada federal Yeda Crusius, junto com as representantes estaduais.

Apoio a Alckmin

Após o encontro, tanto Solange Jurema como Izabel Lorenzetti manifestaram apoio à postura democrática que Alckmin assumiu em relação às questões de gênero.

“As mulheres saíram satisfeitas e muito entusiasmadas com nosso candidato. Estamos percebendo que ele tem seriedade, equilíbrio e compromisso com as mulheres. O Brasil precisa de pessoas centradas e não de radicalismos”, opinou Solange.

Já Izabel Lorenzetti afirmou que o fato de Geraldo Alckmin optar em convocar as mulheres para fazer o plano de governo “demonstra sensibilidade e sensatez” diante de um tema tão importante para a democracia como a igualdade de gênero.

Além de Izabel e Solange, estiveram presentes as coordenadoras regionais, Adriana Vilela (Nordeste), Luzia Coppi (Sul), Raquele Naseralla (Norte), Eliana Piola (Sudeste), além das representantes do PSDB-Mulher de São Paulo Catarina Rossi, Edna Martins e Cidinha Almeida.