Notícias

Prefeita tucana diz que Brasil precisa se inspirar em nações que têm a igualdade de gênero como bandeira

Relatório publicado nesta semana pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que governos interessados em gerar um crescimento econômico precisam ter mais mulheres no mercado de trabalho.

Alinhada a este pensamento, a prefeita de Brejinho de Nazaré (TO), Miyuki Hyashida, reconheceu que a igualdade de gênero é ponto chave para o desenvolvimento de uma comunidade. Sabendo disso, a tucana escolheu um a equipe majoritariamente feminina para trabalhar em sua administração.

“Dentro da nossa prefeitura, grande parte das nossas assessorias, desde a prestação de serviços até cargos de destaque, são mulheres”, revelou.

Segundo o estudo da OCDE, os países nórdicos, região da Europa composta pela Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, são exemplo de nações ricas justamente por ter implantado há décadas políticas destinadas a melhorar a igualdade entre homens e mulheres.

“Devemos tomar como exemplo as estruturas e as políticas públicas adotadas por essas nações para que as mulheres consigam melhores condições de vida. Sabemos que o sexo feminino é sobrecarregado pelo trabalho e pelos afazeres domésticos. Precisamos parar de ignorar esse serviço não remunerado e adaptar o mercado para a realidade das mulheres”, disse.

Os países nórdicos estão no topo dos índices mundiais de felicidade. Esse índice, segundo o relatório, é atribuído pelos últimos 50 anos convocando mais mulheres para a força de trabalho. O resultado foi uma mudança que aumentou em até 20% o crescimento econômico per capita.

A organização com sede em Paris afirma que o progresso contínuo em igualdade de gênero no mercado de trabalho poderia adicionar mais 30% às taxas de crescimento econômico até 2040.

Para Miyuki, o Brasil precisa começar a dar apoio às mães, garantindo a elas a possibilidade de trabalhar e deixar os filhos em segurança com creches e escolas em tempo integral. “Esse é o principal fator que impede as mulheres que têm filhos se dedicar ao trabalho. Tenho certeza que com esse apoio as brasileiras podem contribuir muito para o crescimento da economia do país.

A prefeita também destacou o potencial feminino para as questões administrativas. “As mulheres são responsáveis e tem um olhar diferenciado para o dinheiro público. A característica de ser multifuncional faz da mulher uma excelente administradora. Nós conseguimos concatenar informações e atuar dentro da lei. Dificilmente você verá mulheres envolvidas em escândalos de corrupção”, concluiu.