A Copa do Mundo e a força das mulheres: 7 dos 23 jogadores da seleção brasileira foram criados apenas pelas mães

A seleção brasileira de futebol é um retrato da realidade das famílias no país em geral e deixa claro o papel preponderante das mulheres da sociedade. Dos 23 jogadores que compõem a equipe, sete foram criados apenas pelas mães, entre eles, o atacante Gabriel Jesus e os volantes Paulinho e Casemiro. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, mais de 11,6 milhões de famílias eram formadas apenas por mães e seus filhos.

O atacante Gabriel de Jesus foi criado pela mãe Vera Lúcia no bairro Jardim Peri, na Zona Norte de São Paulo, junto com mais quatro irmãos. Gabriel não chegou a conhecer seu pai, que optou por sair de casa antes mesmo de o menino nascer. Seu pai faleceu anos depois.

A história de Paulinho foi um pouco diferente. Ele passou 12 anos sem ver seu pai e o reencontrou na arquibancada, assistindo a um jogo seu. Casemiro foi criado com dois irmãos no bairro mais pobre de São José dos Campos, abandonado pelo pai quando tinha apenas três.

Atualmente no Brasil, mais de 37% das famílias são lideradas pelas mães, que criam seus filhos com alguma ou nenhuma ajuda dos pais da criança.

Com informações do G1 e do Hypeness.