Notícias

Para Iraê Lucena, desinteresse do brasileiro na copa é consequência do cenário político e econômico

Pela primeira vez na história, o brasileiro não está contagiado pela energia da Copa do Mundo. Segundo a Coordenadora de Relações Multipartidárias do PSDB-Mulher, Iraê Lucena (PB), o desinteresse é inacreditável e é consequência da descrença do povo com o cenário político e econômico do Brasil. Segundo o Ibope, apenas 24% da população está atenta ao torneio.

“O Brasil sempre foi unido pelo futebol, desperta o patriotismo, é inacreditável. Isso é reflexo da situação na economia, na política. O brasileiro não está nem comprando mais os enfeites com a bandeira, a gente percebe que isso reflete no bolso também”, esclareceu Iraê.

Apesar da falta de interesse até então, Iraê destaca que a participação do Brasil deve animar e mobilizar as pessoas no decorrer da Copa. “Acredito que vamos nos animar, tem a questão da última copa, aquele 7×1 desanimou a gente”, brincou a tucana.

Duas semanas antes do Mundial o país enfrentava uma greve que parou a população e provou a importância dos caminhoneiros para o funcionamento da dinâmica social. A disparada do dólar, falta de emprego, aumento da violência e a indefinição na corrida presidenciável desestabilizaram o Brasil.

Com a greve, a venda de televisores, produto ligado à Copa, caiu em R$ 245 milhões. Antes da paralisação, o fluxo das vendas era semelhante ao do mesmo período de 2014. Os varejistas esperam que as vitórias do Brasil na primeira fase da Copa retomem o ritmo do comércio.