Notícias

Tucanas apoiam a proposta da bancada do PSDB para reduzir gastos públicos nos três Poderes

Tucanas manifestaram apoio à proposta do PSDB de apresentar um pacote com medidas para reduzir gastos públicos nos três Poderes. O projeto prevê a diminuição em 1/3 das vagas de senadores, de três para dois por estado. Na Câmara, a ideia também é reduzir o número de parlamentares por estado. O mínimo cairia de de 8 para 4 e máximo de de 70 para 65. Assim, o Senado passaria de 81 para 54 cadeiras e a Câmara reduziria o números de deputados federais de 513 para 395. Esse enxugamento garantiria uma economia aos cofres públicos de R$ 1,3 bilhão em 4 anos.

Para a deputada federal Conceição Sampaio (AM), o Legislativo precisa dar o exemplo sobre a otimização dos gastos públicos, sem medo de cortar na própria carne. “Acho importante o enxugamento da máquina pública, para que nenhum serviço essencial prestado à população, sofra pela falta de continuidade”, disse.

Já a deputada Shéridan usou as redes sociais para manifestar apoio à iniciativa tucana de contenção de gastos nos três Poderes. Em sua publicação, a parlamentar ainda criticou o projeto de lei que estabelece novos critérios para criação, emancipação e fusão de municípios, que está em discussão no Congresso.

“O projeto que cria novos municípios para o país, aumenta as despesas da União, o que vai contra o que realmente precisamos hoje, que é enxugar a máquina pública, onde as reformas estruturantes comecem de cima para baixo. Inclusive, diminuindo os gastos do Congresso e dos poderes Legislativo e Judiciário, oferecendo mais para quem hoje menos tem: nossa gente, o povo brasileiro”, opinou em sua postagem no Facebook.

A presidente do PSDB-Mulher de São Paulo, Cidinha Almeida, considerou os gastos atuais com a máquina pública como “excessivos”, no entanto, ela faz um questionamento sobre a realidade da representação popular por parte dos congressistas.

“A minha opinião pessoal é que o problema não é o quanto eles [parlamentares] ganham. O problema é a atuação que eles têm. De fato, eles representam as pessoas? Se você considerar um país do tamanho do nosso falar sobre representação é uma coisa difícil”, ponderou.

Tucanos

O líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), em nome da bancada federal, já começou a coletar assinaturas para a proposta da bancada tucana. O partido já conseguiu 120 das 171 assinaturas necessárias para protocolar o texto.

Os deputados pedirão o apoio do pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin, para o pacote, que inclui ainda apresentação de emenda à LDO de 2019 para a redução de 20% no custeio do Executivo, Legislativo, Judiciário e MP. “Não é para reduzir a gasolina da ambulância, mas tirar do carro oficial do Ministro”, salientou Leitão.

Para o primeiro vice-líder do PSDB na Câmara, deputado federal Betinho Gomes (PE), o partido não tem apenas discurso em defesa do enxugamento de gastos com os poderes, a legenda “dá o exemplo” ao apresentar a proposta de redução de vagas no Legislativo.

“Eu já assinei [a proposta]. Agora, vamos cobrar daqueles que ainda não fizeram para que também deem sua contribuição ao Brasil. Para começar a dar o exemplo, o caminho é esse, cortar na própria carne” disse.

Para o presidente do PSDB de Pernambuco, deputado federal Bruno Araújo (PE), que apoia totalmente a proposta, o objetivo do partido “é enfrentar privilégios” para que mais recursos sobrem para investimentos em saúde, educação e segurança pública.

“Não dá mais. Queremos reduzir o número de deputados e senadores para diminuir o custo do Congresso Nacional nas costas do povo. E mais, uma redução de 20% da gastança de toda burocracia pública do País. Nosso objetivo é enfrentar privilégios. Queremos que o dinheiro economizado vá direto para a saúde, segurança e educação” concluiu.