Notícias

ELEITA! Mara Gabrilli será a 1ª representante do Brasil no Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Está confirmado! A deputada federal Mara Gabrilli integrará o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD, no período 2019 – 2022.

Concorrendo com outros 21 candidatos, a representante brasileira foi eleita em segundo turno, com o voto de 103 países, entre os 176 com direito a voto. No primeiro turno, Mara recebeu 85 votos. A votação ocorreu ontem (12), durante a 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em Nova Iorque.

“Significado de trabalho, de uma boa causa, de ver o Brasil num patamar diferenciado, que fala da inclusão da pessoa com deficiência, gratidão, por ter sido indicada pelo Brasil e pelo trabalho do Itamaraty aqui, que foi uma união de forças”, comemorou a tucana, em declaração à Agência ONU, após a vitória.

É a primeira vez que um representante brasileiro integrará o CDPD. Responsável por monitorar a implementação da Convenção, o Comitê reúne 18 membros de diferentes países, peritos na temática da pessoa com deficiência.

“Será uma honra representar o Brasil perante as Nações Unidas. Poderemos fazer um trabalho enriquecedor, com o intercâmbio de experiências em políticas públicas para pessoas com deficiência, trazendo para o Brasil o que foi bem-sucedido lá fora e levando para outros países as conquistas que já tivemos por aqui”, antecipou Mara.

A eleição é realizada pelos países signatários da Convenção. Com nove vagas em disputa, 22 países apresentaram candidatos, o que fez dessa eleição a mais concorrida do histórico das Nações Unidas. A candidatura de Mara Gabrilli foi construída com o apoio dos três Poderes do Brasil e também da sociedade civil.

Além de Mara Gabrilli, foram eleitos os representantes da Lituânia, Nigéria, Austrália, Suíça, Coréia do Sul, Gana, México e Indonésia.

O CDPD se reúne em Genebra, na Suíça, duas vezes ao ano e muitos de seus trabalhos ocorrem remotamente, através de videoconferência. Por isso, representar o Brasil na ONU não impedirá que Mara Gabrilli concorra nas eleições nacionais deste ano, nas quais é pré-candidata ao Senado pelo PSDB de São Paulo.

O Itamaraty divulgou uma nota comemorando a eleição de Mara. Segundo o órgão, a vitória da brasileira ” reflete o compromisso do país com o tema”. Leia a íntegra:

Eleição de Mara Gabrilli para o Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

A deputada federal Mara Gabrilli foi eleita, hoje, em Nova York, para uma vaga de perito do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), mandato 2019-2022, durante a 11ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A deputada será a primeira representante do Brasil no CDPD. Os nove peritos eleitos atuarão a título pessoal, monitorando a implementação da Convenção e formulando recomendações gerais em benefício dos direitos das pessoas com deficiência.

A eleição da candidata brasileira reflete o compromisso do país com o tema, demonstrado pelos esforços e avanços das políticas nacionais para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência. O Brasil tem se engajado em favor da regulamentação e implementação dos compromissos assumidos com a ratificação da Convenção, que preconiza que as pessoas com deficiência sejam protagonistas de sua emancipação e cidadania, “sem deixar ninguém para trás”, como determinado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Governo brasileiro agradece a confiança depositada pelos Estados membros em Mara Gabrilli e reitera a certeza de que, no cumprimento de seu mandato, ela desempenhará suas atividades com competência, dedicação e diálogo, contribuindo de maneira substantiva para a proteção e promoção dos direitos humanos de todas as pessoas com deficiência em todos os lugares do mundo.