INSS passará a analisar solicitações de aposentadoria por idade automaticamente

O INSS passará a analisar os pedidos por aposentadoria por idade automaticamente, sem que o segurado precise se deslocar até uma agência da Previdência. A partir de agora, os trabalhadores só deverão ir ao local caso alguma pendência no pedido seja constatada, ou seja, caso falte algum documento de comprovação para garantir o benefício.

A análise será realizada pelo sistema no instituto e, caso toda a documentação esteja correta, a aposentadoria será concedida automaticamente ao solicitante. Para que o pedido do benefício seja realizado, é preciso acessar o site meu.inss.gov.br ou ligar no 135. Após o protocolo do pedido, os desdobramentos podem ser acompanhados pelo site ou pelo telefone.

A aposentadoria por idade exige 60 anos para as mulheres e 65 para os homens, mais 15 anos de contribuição ao INSS. De acordo com o órgão, a medida pretende agilizar e otimizar o processo de concessão para este tipo de aposentadoria. O prazo para que o instituto conceda ou negue os benefícios é de 45 dias.