Notícias

Tereza Nelma participa de Caminhada Azul em defesa das pessoas com autismo

A vereadora Tereza Nelma (PSDB-AL) participou, na manhã desse domingo (8), da Caminhada Azul em prol das pessoas com autismo, na rua fechada a Praia de Ponta Verde. Mesmo com muita chuva, a ação foi uma forma de chamar a atenção da sociedade em geral e do poder público para as necessidades e anseios dessas pessoas, por mais respeito e igualdade, além de comemorar o Dia Municipal da Síndrome do Espectro Autista, instituído pela Lei nº 6.374, de autoria da vereadora.

A Caminhada Azul, que nesta segunda edição contou com um número bem superior ao ano passado — cerca de 350 pessoas, é uma iniciativa conjunta de várias instituições voltadas para o tratamento, acompanhamento e apoio às pessoas com autismo e suas famílias.

De acordo com Tereza Nelma, vereadora que já estabeleceu três leis voltadas para as pessoas com autismo, é importante que eles e suas famílias se empoderem dessas legislações, para que os autistas possam ser respeitados e vistos com menos preconceitos.

“Infelizmente as pessoas têm dificuldades de lidar com as diferenças, mas nós precisamos falar sobre isso para desmistificar esse preconceito e intolerância que ainda existe com todas as pessoas com deficiência, em especial as pessoas com autismo, que é uma síndrome ainda desconhecida por muitos”, disse Tereza Nelma

Cumprimento à legislação

Na última sexta-feira (6), a vereadora Tereza Nelma também realizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, em comemoração ao Dia Municipal da Pessoa com Autismo e como forma de promover um debate acerca da inclusão dessas pessoas em nossa sociedade.

A audiência contou com três palestras, que trouxeram dados atualizados sobre essa condição, além de orientações voltadas para as famílias e estudos de casos de sucesso em associações da Capital.

Na oportunidade, a vereadora Tereza Nelma também homenageou, com Moções de Congratulações, o Parque Shopping Maceió e o Hospital Memorial Arthur Ramos, pelo cumprimento à lei municipal nº 6725/18. Esta lei determina a inclusão do símbolo internacional do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em placas de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, como já acontece com idosos, gestantes, pessoas com deficiência e de mobilidade reduzida.

*Da assessoria de comunicação da vereadora Tereza Nelma