Notícias

Paula Mascarenhas inaugura a Rede Bem Cuidar em Pelotas

Uma festa que reuniu representantes da Prefeitura, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a comunidade, marcou a inauguração oficial da quarta unidade da Rede Bem Cuidar de Pelotas, na Sanga Funda, neste sábado (7). A Unidade atua com gestão compartilhada entre a Secretaria de Saúde (SMS) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A Rede Bem Cuidar tem o objetivo de estabelecer um novo padrão de atendimento aos pacientes, através da integração dos usuários com os servidores da saúde na definição das prioridades e na forma humanizada de cuidado, com promoção da prevenção e do bem-estar.

Em sua fala, a prefeita disse que essas conquistas na Sanga Funda tem um simbolismo, já que durante as atividades de campanha a comunidade dizia que seus maiores desejos e necessidades eram a qualificação da UBS e a pavimentação da avenida Ildefonso Simões Lopes – que também foi, oficialmente, entregue nesta tarde.

A tucana lembrou que cada unidade da Rede Bem Cuidar tem características próprias, já que são concebidas em parceria com a comunidade e, neste caso, com a participação da UCPel.

A moradora da comunidade e integrante do Conselho Municipal de Saúde, Marisa da Silva, enfatizou o fato de as pessoas não precisarem mais dormir na fila para serem atendidas. O acolhimento é feito a qualquer momento do dia. A possibilidade de fazer exames ali mesmo, como eletrocardiograma por exemplo, também estiveram entre as melhorias citadas por Marisa.

“O atendimento flui, é rápido. Tem médico, psicóloga, assistente social. Tem reunião de hipertensos e diabéticos e o projeto Vida Ativa. As idosas fazem ginástica e zumba. O atendimento melhorou 80%”, garante a moradora.

O programa funciona na unidade desde dezembro de 2017, mas a inauguração foi realizada nesta semana para possibilitar a participação dos estudantes da UCPel, que atuam no local e estavam em férias. Por meio da parceria com a Universidade, o número de profissionais na UBS aumentou, possibilitando aos estudantes praticarem seus conhecimentos sob supervisão de responsáveis, e qualificando o aporte à população. A residência multiprofissional envolve os cursos de fisioterapia, psicologia, enfermagem e farmácia.

Além dos estudantes, a equipe é formada por dois médicos, enfermeira, técnico em enfermagem, assistente social, quatro agentes comunitários, duas recepcionistas, uma dentista e uma assistente de saúde bucal. No mês de março foram realizadas na Sanga Funda 865 consultas individuais, 168 odontológicas e 868 procedimentos.

*Com informações da Prefeitura de Pelotas

Foto: Gustavo Vara