Notícias

Cinthia Ribeiro chega pedindo austeridade e prepara mudanças na equipe

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB-TO) iniciou nesta sexta-feira (6), o terceiro dia de uma jornada de trabalho intensa e no mínimo desafiadora à frente da Capital tocantinense. Precisa levar à frente uma gestão de bons resultados, deixada pelo ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), imprimindo seu estilo de trabalho e mostrando que competência vai além de uma questão de gênero.

“Eu confiei na palavra do prefeito de que ele se desincompatibilizaria. Fiz meu dever de casa e me preparei nos últimos meses para este momento. Então quando chamei a reunião com os secretários, ouvi todos atentamente mas fiz meus questionamentos de igual para igual”, afirmou.

A reunião que tirou a equipe da zona de conforto e anunciou as primeiras medidas da prefeita durou cerca de 13 horas logo no primeiro dia de governo após a transmissão de cargo. Na quinta-feira (5), Cinthia chamou para uma conversa todos os vereadores da Capital. Dos 19, 11 atenderam ao seu convite para uma abertura de diálogo com a Câmara de Vereadores.

“A gestão é muito eficiente e continua a mesma, o que muda é a gestora e nesse sentido tenho meu estilo próprio. Agradeci imensamente a todos pela sua contribuição até agora e começarei a fazer minhas adaptações. Já adianto que sou conservadora e tradicionalista e pedi austeridade com gastos e contratações. Gosto de ter o controle”, resume ela, admitindo ser centralizadora, diferente de Amastha, que delegava mais.

Transparência e Controle Interno

Uma das mudanças que a prefeita adiantou é a retomada da pasta da Transparência, que existia na primeira gestão de Carlos Amastha e depois foi encampada pela PGM. “Nos tempos que estamos vivendo, informação é tudo e as pessoas merecem ter isto de forma clara. Entendo que quanto mais transparência a gestão tiver, menos problemas eu terei”, justifica.

A prefeita quer o Portal da Transparência funcionando com regularidade e uma aproximação maior com os órgãos de controle.

“Outra coisa que pretendo fazer é enxugar a Casa Civil, que considero um órgão eminentemente técnico”, antecipa a prefeita Cinthia Ribeiro. Atualmente a Casa Civil é ocupada pelo secretário Adir Gentil que deixa a pasta para disputar as eleições de outubro.

*Com informações do jornal T1 Notícias