Acompanhe

Shéridan faz balanço de atividades na Comissão da Mulher da Câmara

Antes de finalizar as atividades na Presidência da Comissão da Mulher da Câmara, a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB-RR) apresentou um relatório, de 80 páginas, sobre todas as atividades desempenhadas ao longo de 2017. No total, foram analisados 81 projetos, 45 requerimentos, 42 emendas ao orçamento e realizados 58 eventos entre seminários, audiências e diligências.

Nas audiências foram apreciados os temas mais variados desde a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287 de 2016, que trata da Reforma da Previdência, no que se refere à equiparação entre homens e mulheres, para fins de aposentadoria à inclusão da economia do cuidado constituída pelo trabalho doméstico não remunerado no Sistema de Contas Nacionais.

Também foram tratados o problema da ocorrência da sífilis congênita no Brasil à necessidade de ampliar e garantir espaços para as mulheres no sistema eleitoral. Outra preocupação foi com a saúde das mulheres ribeirinhas vítimas de acidentes que causam o escalpelamento.

A prevenção e o combate crimes de ódio contra as mulheres na internet foi outro tema debatido durante a audiência pública sobre “Mulheres, Violências e Mídias Sociais”. O futuro é uma preocupação da comissão que discutiu medidas para proteger as meninas no presente para empoderar as mulheres do futuro.

Em um seminário, o debate girou em torno do casamento precoce, suas implicações e a legislação nacional sobre o tema. A gravidez na adolescência e os sonhos Interrompidos também foram temas de discussão na comissão, assim como o enfrentamento ao câncer de mama no país, a promoção à saúde, prevenção, detecção e disponibilidade de tratamento.

Clique aqui para ler o relatório na íntegra.