Notícias

Mariana Carvalho defende mais mulheres na política

Ao participar do “I Fórum Mulheres na Política e seus Desafios”, promovido pelo PSDB-Mulher do Distrito Federal, em Brasília, nesta semana, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) destacou que as mulheres não devem se conformar em ser “apenas cota”, mas ter representatividade e espaço para ação.

“Às vezes, colocam a nós, mulheres, na nominata dos partidos apenas para que seja preenchida a cota legal de 30% referente à participação feminina. Mas não queremos ser apenas cota”, disse a parlamentar, sendo aplaudida.

Em seguida, Mariana Carvalho acrescentou que: “Nós queremos ter voz. Nós queremos ter espaço. Queremos que nossa palavra, nossas vontades e nossos desejos sejam realmente respeitados nas instâncias políticas e na sociedade em geral”.

A deputada contou sua trajetória política, desde o ingresso na juventude do PSDB e a primeira vitória, quando conquistou uma cadeira de vereadora em Porto Velho (Rondônia), até a eleição para a Câmara dos Deputados, repassando aos presentes a mensagem de que não se deve ter receio de uma eventual derrota eleitoral.

Segundo Mariana Carvalho, a derrota representa ganho de experiência e de aprendizado, que certamente farão diferença nos desafios futuros. “Vivemos um momento na política de muito descrédito, de corrupção, de pessoas mostrando que a política não deve ser levada a sério e que não é uma coisa boa”, disse ela.

Porém, a tucana admitiu que a discriminação contra a atuação de mulheres políticas ainda existe. “Apesar do preconceito ainda existente, de gente que quer impor que lugar de mulher não é na política, nós continuamos afirmando: ‘lugar de mulher é onde ela quiser!’”, enfatizou ela.

*Com informações da assessoria de imprensa da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO).