Notícias

Prioridades do PSDB incluem geração de emprego e simplificação tributária, diz líder

Líder do PSDB na Câmara neste ano, o deputado Nilson Leitão (MT) disse que a legenda vai defender projetos de simplificação tributária com o objetivo de desonerar setores produtivos e alavancar a geração de emprego. Além da agenda da segurança pública, ele destacou que, em 2018, os parlamentares precisam avançar em iniciativas que acabem com o excesso da burocracia no país. Leia abaixo a entrevista concedida à “Agência Câmara”.

Quais são as prioridades da bancada neste ano?
A prioridade é levantar os temas de projetos que estão tramitando na Casa, que são de autoria dos deputados e senadores do PSDB. Alguns estão tramitando no Senado, outros na Câmara, relativos à economia e à segurança pública que são dois temas importantes e prioritários. Além dos projetos na área social.

Quais projetos a legenda considera importantes na área econômica?
Nós estamos tratando da reforma tributária, da simplificação dos impostos, dos incentivos, do microcrédito (MP 802/17). São temas que precisam chegar a todos os setores. É necessário desburocratizar e tirar todo o peso da carga tributária dos empregadores para abertura de novos postos de trabalho.

Como o partido avalia o cenário político de 2018?
Será preciso um debate para reformular o país. Nós passamos por um impeachment, ganhamos reformas importantes, como a trabalhista e a do ensino médio, além da terceirização; mas precisamos avançar mais. O Brasil passou um tempo de atraso, com muitas leis aprovadas que não fizeram avançar a produção e o emprego. A preocupação em se ter uma boa educação, saúde e segurança pública gira em torno do incentivo ao emprego. Portanto, é preciso desburocratizar e modernizar. É necessário ter uma legislação flexível. O emprego é o ponto principal.

Biografia

Técnico em Contabilidade, foi eleito pelo PSDB vereador aos 26 anos, deputado estadual aos 28 anos e prefeito de Sinop (MT) aos 30 anos de idade, sendo reeleito em 2004. Em outubro de 2010, tornou-se deputado federal com mais de 70 mil votos conquistados em dezenas de municípios. Foi reeleito em outubro para um segundo mandato, sendo campeão de votos em seu estado. Em 2017, presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária.

Leitão consolidou sua vida pública em defesa do desenvolvimento sustentável da agropecuária e na redução de conflitos no campo. Eleito deputado federal em 2011, sempre esteve envolvido nos grandes debates, especialmente sobre o que chama de “ecologicamente correto e economicamente viável”, tendo ainda participação destacada no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Liderou a oposição na Câmara em 2013 e exerceu a função de 1º vice-líder da bancada do PSDB em 2015. É filiado ao partido desde 1992. Além disso, presidiu o PSDB-MT, onde conquistou uma série de adesões em seis anos.

*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.