Sem categoria

Cinthia Ribeiro apoia creches e cursos de capacitação em Palmas

Com apoio da vice-prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro (PSDB-TO), a Prefeitura intensifica o projeto de creches públicas no município e região. Três unidades do Projeto Lua Feliz em Palmas ainda possuem vagas disponíveis para filhos de pais e mães que trabalham ou estudam durante à noite e não têm com quem deixá-los. O projeto oferece acolhimento a crianças de 1 a 6 anos das 18h30 às 23 horas, período em que os responsáveis estão cientes de que seus pequenos estão seguros enquanto eles desenvolvem seus estudos ou trabalho sem apreensão.

As atividades de 2018 foram retomadas  na última segunda-feira, 19, no entanto, na Região Norte de Palmas, ainda há 40 vagas disponíveis na unidade na Arno 41, que funciona no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequenos Brilhantes. Já na Região Sul, há 15 vagas na unidade do Jardim Aureny III (Cmei Recanto Infantil) e outras 15 vagas abertas na unidade do Jardim Taquari (Cmei Fonte do Saber).

Para pleitear uma vaga, os interessados devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência e apresentar cópias do CPF e documento de identidade dos responsáveis, do comprovante de endereço, Número de Inscrição Social (NIS),  certidão de nascimento da criança e declaração do empregador ou da instituição onde os responsáveis estudam ou trabalham.

Não há necessidade de comprovação de renda para ter acesso à vaga. O projeto não atende apenas crianças que estejam matriculadas em escolas públicas de regime integral.

Somente no ano passado, 97 crianças foram atendidas pelo projeto. “O Lua Feliz funciona com a supervisão de educadoras sociais para desenvolvimento de atividades lúdicas, com dança e música para as crianças se envolverem em atividades de acolhimento para que eles se sintam em casa”, destacou a chefe de unidade Lua Feliz, Sirvana Aparecida Merile.

Capacitação

Paralelamente, a Prefeitura de Palmas oferece cursos de capacitação em que aproximadamente 300 jovens participam, na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, das aulas de formação básica para a função de Operador de Telemarketing.

A dona de casa  Yndira Evangelista de Oliveira com o filho de 7 meses é uma das alunas. “Estou me preparando para dar um futuro melhor para meu filho”, afirmou ela.

No auditório praticamente lotado, cerca de 300 jovens assistiram às aulas básicas de informática e redação.  Os participantes do projeto, após a conclusão da capacitação, serão encaminhados para uma seleção de emprego  na Capital.

“Os dois cursos são uma oportunidade para que os jovens se qualifiquem para o mercado de trabalho. Eles passarão por uma seleção e para isso  devem se qualificar profissionalmente”, disse o  superintendente  Municipal de Igualdade Racial (Supir), Nélio Lopes.

O vigia Maurício de Carvalho, morador do Aureny III, anotava tudo e aproveitou para ampliar seus conhecimentos na área de informática. “Quero aprimorar meus conhecimentos e procurar novas áreas de trabalho”, disse.

Já a estudante Havila Fryda Gomes de Souza possui algumas noções em informática, mas tem dificuldades na hora da redação. “Quero melhorar meu currículo e me preparar mais para redação, pois tenho algumas dificuldades na hora de redigir”, concluiu.

Nas aulas de informática, o instrutor Ony Kácio Venancio Silva abordou temas sobreinternet, sistema em nuvem, segurança, editor de texto, editor de planilha e deu boas dicas para os candidatos à seleção. “O candidato deve procurar conhecer e entender as ferramentas que são usadas no dia a dia no mercado de trabalho”.

Desempregada, a aluna Bárbara Victória, do Jardim Aureny I, viu no Projeto Prepara Palmas uma oportunidade de se preparar para um novo emprego. “Aprender novos conhecimentos e, inclusive, sobre novas tecnologias é fundamental para se conseguir uma vaga numa seleção”, disse.

*Com informações da Prefeitura de Palmas (TO).