Pacto Pelotas pela Paz completa seis meses

Após seis meses de lançamento, em agosto do ano passado, o Pacto Pelotas pela Paz, lançado pela prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB-RS),  ingressa em uma nova fase. Se 2017 foi o ano de demonstrar a importância do Município se empoderar da gestão da segurança e transformá-la em um conjunto de políticas públicas, 2018 é a hora de estruturar cada uma das estratégias para integrar a repressão e criar mecanismos de prevenção à violência.

Os tradicionais comboios e barreiras da Operação Integrada continuam a ser a principal tática do eixo Policiamento e Justiça para reduzir os indicadores de criminalidade. Mas o grande diferencial a entrar em evidência agora será a prevenção social, que entrou em campo com tudo.

As ações reúnem desde a proteção das crianças, cujos pais saem da maternidade com a certidão de nascimento na bolsa, até a capacitação de servidores para ampliar as metodologias empregadas na primeira infância e o resgate de jovens em situação de vulnerabilidade social.

O pacote multidisciplinar inclui ainda o oferecimento de ações de ressocialização de apenados para diminuir a reincidência ao crime, como a construção da unidade local da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Microterritórios

O programa Cada Jovem Conta chegará a outros 14 microterritórios, onde as escolas serão o ponto de partida para acionar a rede de proteção social responsável pelo afastamento de estudantes de situações ligadas à violência.

O Banco de Oportunidades é uma peça chave que tem contado com o apoio do empresariado para inserir alunos no mercado de trabalho, e também de instituições que os incluem em oficinas, cursos e atividades esportivas.

Cada elemento do conjunto de políticas públicas criado coletivamente é fruto de uma pesquisa detalhada, sob a orientação técnica do Instituto Cidade Segura, que aponta metodologias comprovadas em outras cidades e que tiveram sucesso na redução dos fatores de risco e dos indicadores de violência.

Reforço na prevenção

Um dos exemplos recentes é capacitação de servidores municipais para levar à primeira infância os benefícios do Book Sharing, uma ferramenta utilizada nos Estados Unidos, Itália e Inglaterra capaz de aproximar pais e filhos por meio do compartilhamento de livros. Mais do que isso, a proposta consegue influenciar na atenção, concentração, preparo para a escola e formação de valores da criança.

Outra expectativa é o desarquivamento e análise do projeto de lei do Código de Convivência, na Câmara de Vereadores. Este será um momento muito produtivo para o debate que levará à criação efetiva de uma cultura de paz em Pelotas.

Para acompanhar de perto o desenvolvimento de cada uma das estratégias colocadas em ação, o Pacto conta agora com um secretário-executivo exclusivo, o empresário Samuel Ongaratto, que unirá esforços junto aos órgãos públicos, privados, entidades de segurança e os integrantes engajados em romper o crescimento da violência.

*Com informações do Portal da Prefeitura de Pelotas (RS).